A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Adroaldo Talácio

Cardiologista

Picolinato de Cromo

Picolinato de Cromo Complexo bioativo de liberação de cromo
Nome comum Picolinato de Cromo
Aspecto Pó ligeiramente vermelho e quase indoro
Solubilidade

Quase insolúvel em água e pouco solúvel em água fervendo

DL-50 (Oral) não foi enontrado
Atividade

A deficiência de Cromo devido à má nutrição ou má absorção intestinal podem levar à intolerância orgânica de glucose, bem como a neuropatias periféricas e centrais. Certos hábitos alimentares são deficientes em Cromo e as quantidades mínimas desse mineral essencial não são fornecidas diariamente ao corpo. Por isso a suplementação com Cromo é necessária em muitos casos.

O Picolinato de Cromo é uma fonte excepcional de Cromo. A liberação eficiente desse mineral no organismo permite que ele aja no mecanismo vital de "sensibilização" à insulina. Visto isso, descobriu-se que níveis terapêuticos de Cromo auxiliam indivíduos obesos a perderem peso. Sabe-se que o aumento de peso na forma de gordura tende a prejudicar a sensibilidade orgânica à insulina. Em conseqüência disso, indivíduos obesos passam a ter mais dificuldade em perderem o peso adquirido.

Acredita-se que o Picolinato de Cromo acelere a perda de peso ao mesmo tempo em que incrementa a massa muscular. Esse é um aspecto positivo para quem deseja perder peso e esculpir um corpo saudável simultaneamente. Picolinato de Cromo acelera a perda de peso em indivíduos adultos, independente da atividade física. Entretanto, exercícios físicos regulares devem acompanhar o tratamento de indivíduos interessados em obter o efeito muscular do Picolinato de Cromo.

Picolinato de cromo também reverte a deposição de colesterol nas artérias e reduz o nível de açúcar sangüíneo em diabéticos. Incrementa a quantidade de "varredores de colesterol" (HDL) circulantes no sangue. O Picolinato de Cromo é capaz de aumentar os níveis sangüíneos do HDL e ajudar a limpar as artérias das placas de colesterol.

Todas essas qualidades reunidas no Picolinato de Cromo têm sugerido uma forma saudável e não tóxica para os atletas da atualidade substituírem os esteróides utilizados no esporte.

Concentração usual Doses de 100 a 400mcg de Picolinato de Cromo/2 a 3 vezes ao dia são recomendadas. É comprovado cientificamente que a associação de 100mcg de Picolinato de Cromo e 500mg de Citrin age mais efetivamente contra a obesidade.
NOTA: As doses supracitadas são para o Picolinato de Cromo, portanto não é necessário fazer conversão. Caso a dose seja indicada para o Cromo individulamente, deve-se fazer conversão.
Deve-se respeitar o fator de diluição do laudo para calcular a quantidade correta tanto do Picolinato de Cromo quanto do Cromo individualmente.
Observações As doses acima citadas são recomendadas pela OMS.
Armazenamento

Manter em recipiente fechado e abaixo de 35*C.