A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Paulo Roberto Jaqueto

Ortopedista

Buspirona HCL

Buspirona HCL Ansiolítico
Nome comum Buspirona
Denominação científica 8-*4-*4-(2-pyrimidinyl)-1-piperazinyl*butyl*-8-azaspiro*4,5*-decane-7,9-dione
Aspecto Pó cristalino branco
Solubilidade Muito solúvel em metanol e cloreto de metileno; ligeiramente solúvel em etanol e acetonitrila; muito pouco solúvel em acetato etílico; praticamente insolúvel em hexanos.
DL-50 (Oral) não foi encontrada em literatura consultada
Atividade

Buspirona é agonista seletivo dos receptores dos receptores pré-sinápticos e pós-sinápticos da serotonina do SNC (5HT1a e 5HT2), sem afetar os receptores GABA benzodiazepínicos. Buspirona pode regular outros receptores catecolamínicos do SNC, no entanto este mecanismo ainda não está bem elucidado.

Em doses terapêuticas, Buspirona não causa sedação nem relaxamento muscular. Não apresenta as propriedades hipnóticas, anticonvulsivantes e miorrelaxantes dos benzodiazepínicos.
É utilizada para tratar a ansiedade. Extra-oficialmente tem sido usada nos ataques do pânico.
Buspirona tem demostrado pouco potencial para abuso.

Concentração usual

A dose oral para adultos é de 15mg/dia, em tomadas divididas de 5mg/3 vezes ao dia. Pode ser aumentado por incrementos de 5mg/dia de cada 2 a 4 dias até chegar ao máximo de 60mg/dia. Leva de 2 a 3 semanas para apresentar efeito completo.

NOTA: Não é necessário fazer conversão. Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Reações adversas Tontura, dor de cabeça, náusea, urticária, fraqueza muscular, visão borrada, dor no peito, ataxia, dentre outros.
Observações Buspirona não potencializa de forma significativa os efeitos depressores do álcool nem altera a capacidade de dirigir veículos ou operar maquinário complexo. Sua segurança e eficácia ainda não foram estabelecidos em crianças abaixo de 18 anos de idade. Não pode ser substituído por benzodiazepínicos, exceto quando direcionado pelo médico. Deve-se recomendar ao paciente para não dobrar a dose caso ele perca uma das tomadas.
Armazenamento

Manter em recipiente hermeticamente fechado e protegido da luz.