A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

José Marcio de Ávila

Clínico(a) Geral

Antipollon HT

Antipollon HT
Nome químico Silicato de alumínio
Denominação CTFA Aluminum silicate
Aspecto Pó branco finamente granulado; inodoro ou quase inodoro.
Solubilidade Insolúvel em água e etanol.
Especificações pH (4g em 100ml água) = 4,2 ~ 5,0.
Propriedades/aplicações

O ANTIPOLLON HT é um silicato de alumínio sintético finamente granulado que possui a propriedade de adsorver a melanina, o que não é verificado com o silicato de alumínio sintético comumente encontrado no mercado, nem com o  silicato de alumínio natural.

A melanina possui um importante papel na proteção da pele contra a radiação ultra violeta. As células que produzem a melanina funcionam detectando a radiação e secretando pigmentos que são enviados para a epiderme.

Contudo, quando a regeneração da pele começa a diminuir devido ao processo de envelhecimento, os pigmentos de melanina secretados tornam-se dificilmente removíveis da camada córnea, provocando eventualmente a formação das manchas. No entanto, fatores internos como desordens digestivas e stress, bem como desequilíbrios hormonais nas mulheres, são também a causa de tais manchas na pele. Portanto, surgiu a necessidade de desenvolvimento de um produto que poderia efetivamente, e sem efeitos colaterais, reduzir e tornar estas manchas imperceptíveis.

ANTIPOLLON HT, contudo, não somente adsorve e descarrega o excesso de melanina, mas também não possui absolutamente qualquer efeito colateral. Foi quimicamente projetado para ter elevada afinidade e eficiência na captura da melanina. É facilmente incorporado aos cosméticos, sozinho ou em associação a outros agentes despigmentantes, agindo como potencializador.

Faixa de concentração É indicado em concentrações que variam entre 1,0 e 4,0% em cremes, loções e suspensões aquosas. Em associação com outros despigmentantes pode se utilizar a 0,5%.
Observação

Deve-se evitar o uso de ácidos graxos na formulação. A preparação final deve estar com pH entre 4 e 10 levando-se em conta a estabilidade do ANTIPOLLON HT.

Armazenamento

Em recipientes bem fechados, ao abrigo do calor e da umidade.