A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Luciano Rotoli Drefalh

Endocrinologista

Yam Mexicano

Yam Mexicano Regulador natural dos hormônios femininos
Nome comum Yam Mexicano
Denominação científica Dioscorea vilosa
Parte usada Raiz
Solubilidade Praticamente insolúvel em água.
Atividade

Ainda hoje não existem artigos científicos que confirmem as qualidades terapêuticas conhecidas pelo uso popular do Yam mexicano. Entretanto existem pesquisadores interessados em comprová-las devido à vasta utilização por muitos povos do mundo.

O Yam mexicano tem como principal ativo a diosgenina, considerada um precursor hormonal natural. Alguns afirmam que ele auxilia o organismo na produção de hormônios. Por sua semelhança de ação com a progesterona, estudos médicos têm descoberto os benefícios do Yam mexicano relacionados à TPM, menopausa e à osteoporose. Ele regula a produção dos hormônios femininos no corpo, e não contém DHEA dentre seus ativos. O Yam mexicano é tradicionalmente utilizado para amenizar as cólicas menstruais, e prevenir aborto, agindo como tônico uterino em mulheres grávidas. Pequenas doses de Yam mexicano, em administrações freqüentes, podem ajudar a aliviar as conhecidas náuseas durante a gravidez. Seu efeito espasmolítico é benéfico no alívio às cólicas e flatulência causadas por espasmos musculares. Yam mexicano é ainda utilizado em casos de deficiência circulatória e nas neuralgias. É adjuvante no estágio inflamatório da artrite reumatóide, nas cãimbras abdominais e intestinais. Em indivíduos nervosos, inquietos ou sob outras condições nervosas, Yam mexicano também é usado.

Como colagogo e colerético, o Yam mexicano ajuda a aliviar congestão hepática, cólicas e cálculos biliares.

Concentração usual

A dose usada na prática médica do Brasil é, atualmente, de 250mg/1 a 2 vezes ao dia do extrato seco, com abundante ingestão de água.

NOTA: Não é necessário fazer conversão. Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Observações Concentrações elevadas de Yam mexicano podem provocar emese. Por isso se recomenda obediência à dose indicada.
Armazenamento

Manter em local seco, distante da luz e calor.