A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Ronie Hamilton Aldrovandi

Cardiologista

Tamoxifeno

Tamoxifeno Citrato Antineoplásico
Nome comum Tamoxifeno
Denominação científica Etanamine,-*4-(1,2-diphenyl-1-butenyl)phenoxy*-N,N-dimethyl,Z)-, 2-hydroxy-1,2,3-propanetricarboxylate
Aspecto Pó cristalino fino e branco
Solubilidade Muito pouco solúvel em água, acetona, clorofórmio e álcool; solúvel em metanol.
DL-50 (Oral) não foi encontrada em literatura consultada
Atividade

Tamoxifeno é um agente anit-estrogênico não esteroide, com fracos efeitos estrogênicos. Ele compete com o estradiol e outros estrogênios pela ligação aos receptores estrogênicos.

Tamoxifeno é um paliativo ou adjuvante no tratamento do câncer de mama avançado. Extra-oficialmente é usado para tratar mastalgia, ginecomastia, câncer de mama em homens e carcinoma pancreático. Tamoxifeno tem mostrado efeitividade em estudos sobre o tratamento de câncer de mama primário em mulheres idosas.

Estudos comparativos com outros agentes antineoplásicos em mulheres idosas com câncer de mama demonstraram taxas favoráveis de sobrevivência com o uso de Tamoxifeno.

Esse antineoplásico age ligando-se aos receptores estrogênicos do tumor e outros tecidos alvos. Ele produz um complexo nuclear que reduz a síntese de DNA e inibe os efeitos estrogênicos.

Concentração usual A dose oral em adultos é de 10 a 20mg/2 vezes ao dia pela manhã e tarde.
NOTA: É necessário fazer conversão do Tamoxifeno Base (PM=371,53) para Tamoxifeno Citrato (PM=563,6). Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.
Reações adversas Rubor, rash cutâneo, náusea, aumento de peso, fraqueza, depressão, hipercalemia, hepatotoxicidade, dentre outros.
Observações Mulheres devem ser aconselhadas para informar ao médico sobre possível sangramento vaginal, fraqueza e confusão mental.
Tamoxifeno é carcinogênico e teratogênico em animais. Sua atividade citotóxica pode estar realcionada com seus efeitos antiestrogênicos.
Armazenamento

Manter em recipiente bem fechado e ao abrigo da luz.