A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Antônio Carlos P .de Almeida

Ginecologista

Spironolactona

Spironolactona
Sinônimo Espironolactona, Spirolactona
Denominação científica 7-(Acetylthio)-17-hydroxy-3-oxo-pregn-4-ene-21-carboxylic acid gama-lactone
Aspecto Pó branco a levemente amarronzado
Solubilidade Praticamente insolúvel em água; solúvel em etanol, éter e clorofórmio
Peso molecular 416,59
Especificações Ponto de Fusão= 134-135oC (resolidifica-se e decompõe entre 201-202oC).
Propriedades/Aplicações

A SPIRONOLACTONA é um esteróide que atua como um antagonista competitivo da aldosterona, potente mineralocorticóide endógeno.

Age bloqueando o efeito da aldosterona, ligando-se ao receptor e impedindo-o de assumir a configuração ativa. Portanto, aumentando a excreção de sódio (efeito natriurético) e água e reduzindo a de potássio na porção distal do túbulo renal, o que evita a formação de edema. Também aumenta a excreção de cálcio.

A SPIRONOLACTONA está indicada no tratamento da hipertensão, no edema associado com a insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática com ascite, síndrome nefrótico, edema idiopático e no diagnóstico de aldosteronismo primário.

É muitas vezes administrado em associação com tiazidas, furosemida e outros diuréticos. O início da ação diurética da SPIRONOLACTONA é gradual e requer 2 a 3 dias para se alcançar o seu efeito máximo. O término de sua ação também é lento, persistindo por uns dias mesmo após interrupção do tratamento. É um diurético fraco.

Possui uma absorção razoavelmente rápida no trato gastrointestinal, sendo rápida
e duplamente metabolisada e ligada a proteínas plasmáticas. Pesquisas demonstram seu uso externo em dermatologia, no tratamento das manifestações androgênicas como seborréia, acne, alopécia, etc.

Dosagem usual É indicado por via oral em doses que variam de 100 a 400 mg/dia.
O uso externo é indicado de 1 a 5% em crem
Observações

Não deve ser administrada a pacientes com hipercalcemia, insuficiência renal e hepática, diabetes mellitus e lactantes. Deve ser evitada a administração concomitante com outros diuréticos retentores de potássio e suplementos de potássio.

A SPIRONOLACTONA pode causar alguns efeitos colaterais.

Armazenamento Conservar ao abrigo da luz.