A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Ana Célia Golfeto

Pneumologista /Clínico(a) Geral

Pantoprazol Sódico Sesquiidratado

Pantoprazol Sódico Sesquiidratado Agente antiulceroso
Nome comum Pantoprazol Sodium
Denominação científica 5-(difluoro methoxy)-2-**(3,4-dimethoxy-2-piridinil) metil*sulfinil*-1H-benzimidazol sodium
Aspecto Pó cristalino branco ou quase branco
Solubilidade Facilmente solúvel em água.
DL-50 (Oral) não foi encontrada em literatura consultada
Atividade

Pantoprazol é um potente agente antiulceroso, cujo grupo químico é similar ao Lansoprazol e Omeprazol. É indicado para tratar úlcera duodenal, úlcera gástrica, esofagite de refluxo moderada e grave.

Pantoprazol é mais estável que o Omeprazol em meio neutro ou moderadamente ácido. Sua eficácia e potência são comparáveis às do Omeprazol. Pantoprazol é superior à Ranitidina no tratamento de úlceras duodenais agudas não complicadas, úlcera gástrica e esofagite de refluxo.

Concentração usual

Via oral em adultos, 40mg/dia antes do desjejum. Pode ser aumentado até 80mg/dia. Idosos não devem ultrapassar a dose de 40mg/dia. O tratamento de úlcera duodenal deve continuar durante 2 semanas. A úlcera gástrica e esofagite de refluxo devem ser tratadas por 4 e 8 semanas. Não se recomenda tratamentos por mais de 8 semanas. Não existem experiências com tratamento em crianças.

NOTA: Deve-se fazer conversão do Pantoprazol Base (PM=383,4) para Pantoprazol Sódico Sesquiidratado (PM=433,389). Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Reações adversas Diarréia, tonturas, prurido, dores abdominais, edema, flatulência, distúrbios visuais, dentre outras.
Observações Antes de iniciar o tratamento, deve-se excluir a possibilidade de úlcera gástrica maligna e doenças malignas do esôfago, já que o tratamento com Pantoprazol pode aliviar os sintomas e causar atraso no seu diagnóstico.
Armazenamento

Manter em recipiente hermeticamente fechado e distante da luz, calor e umidade.