A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

José Marcio de Ávila

Clínico(a) Geral

Noretisterona

Noretisterona Progestogênio e anti-concepcional sistêmico
Nome comum Noretisterona ou Noretindrona
Denominação científica 19-nor-17*-ethynylandrosten-17*-ol-3-one
Aspecto em pesquisa
Solubilidade em pesquisa
DL-50 (Oral) não foi encontrada em literatura consultada
Atividade

Noretisterona corresponde ao derivado 19-nortestosterona. Faz parte de várias especialidades usadas como anticoncepcionais orais monofásicos, bifásicos de 28 dias e trifásicos. Ela possui fraca atividade estrogênica e androgênica.

Noretisterona é uma medicação progestogênica que satisfaz plenamente o controle de distúrbios menstruais e a fertilidade. O uso ininterrupto desse medicamento produz alterações bioquímicas do muco cervical e adaptações endometriais típicas da fase luteínica do ciclo menstrual. Noretisterona quase não possui toxicidade inerente, sendo eficaz e segura.

Noretisterona tem sido empregada com bastante sucesso nos distúrbios do ciclo menstrual, notadamente na dismenorréia, tensão pré-menstrual, algias pélvicas e mastodinia. Proporciona o controle de várias condições ginecológicas relacionadas com a ação hormonal progestínica.

NOTA: Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Reações adversas Podem ocorrer náuseas em casos raros.
Observações Interromper a terapia caso apareça cefaléia semelhante à enxaqueca ou fora do habitual, repentina perturbação de percepção, sinais precursores de tromboflebites ou tromboembolias, angina do peito, cirurgias programadas, aparecimento de icterícia, hepatite, prurido em todo o corpo, aumento de ataques epilépticos, aumento considerável da pressão arterial e gravidez.
Armazenamento Manter distante da luz, umidade e calor.