A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Antônio Carlos P .de Almeida

Ginecologista

Net FS

Net FS Mistura de silicones multifuncional
Nome comum Net FS
Denominação científica Metilfenilpolisiloxano
Aspecto Líquido viscoso, branco, inodoro ou com leve odor característico
Solubilidade Solúvel em água
pH 5,0 a 6,5
Atividade

Net FS é um exclusivo produto cosméstico muito usado para formular bases "oil free" de alta qualidade. É constituído por uma mistura de glicerina, silicone e surfactante. Ele se apresenta sob a forma de microemulsão fluida de caráter não iônico.

Net FS tem propriedade emoliente e protetora da pele. Ele suaviza e hidrata a epiderme sem provocar comedões.

Net FS possui várias vantagens sobre os outros silicones do mercado. Ele pode ser acrescentado a frio em géis e emulsões, oferecendo maior estabilidade à formulação devido ao tensoativo presente em sua composição. Net FS também oferece maior espalhabilidade e brilho ao produto final. Seu toque seco permite formular produtos exclusivos para pele oleosa. A incorporação do Net FS ao gel forma uma base com aparência de emulsão. Entretanto a sua sensação é de pouca oleosidade, podendo ser crescentados produtos lipofílicos sem aumentar demais o conteúdo oleoso.

Net FS é muito utilizado para formular filtros solares "oil free", mas pode ser associado a qualquer ativo cosmético. Recomenda-se o Gliceryzen, Radizen A, Ceramidas, PCA-Na e Lipossomas.

NOTA: As associações mencionadas aqui são meras sugestões para o formulador. A estabilidade final do produto e as incompatibilidades devem ser avaliadas.

Concentração usual

Usado de 1 a 10% em géis, géis-cremes, loções, emulsões cremosas ou fluidas.

NOTA: Não é necessário fazer conversão.

Observações

O Net FS é um produto líquido, portanto a sua incorporação em géis pode reduzir a consistência do produto final. Recomenda-se aumentar a concentração do gel a ser utilizado.

A incorporação de 10% do Net FS em 90% de água destilada forma emulsões "oil free" fuidas estáveis.

Armazenamento

Manter em recipiente hermeticamente fechado e ao abrigo da luz.