A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Adroaldo Talácio

Cardiologista

Minoxidil

Nome comum Minoxidilum
Denominação científica 2,6-Diamino-4-Piperidinopiridimina 1-óxido
Aspecto Pó cristalino branco a quase branco
Solubilidade Solúvel em álcool e em propilenoglicol, ligeiramente solúvel em metanol e em água; praticamente insolúvel em clorofórmio, em acetona e em etil acetato.
Propriedades/Indicações

Minoxidil é um agente anti-hipertensivo com ação predominante na vasodilatação periférica das arteríolas.

Topicamente o Minoxidil é empregado no tratamento da alopécia androgênica e alopécia areata.

O mecanismo de ação pelo qual o crescimento capilar é estimulado não é totalmente esclarecido mas sabe-se que age por estimulação direta dos folículos capilares do epitélio.

Atividade  
Concentração usual A loção alcóolica ou hidroalcóolica a 2% tem sido considerada a mais favorável levando-se em conta a faixa risco/benefício. A aplicação 2 vezes ao dia por um período de 6 meses é a mais indicada na obtenção de uma resposta satisfatória.
Observações

Estudos sugerem que a concentração plasmática do Minoxidil raramente excede 5mcg por litro após a aplicação local da loção, indicando um baixo nível de absorção percutânea. Estudos terapêuticos realizados em um centro especializado sobre o uso do Minoxidil em alopécia androgênética ou calvície masculina, mostrou resultados promissores em um terço dos pacientes que obtiveram o crescimento dos cabelos, utilizando uma loção a 2%, cosmeticamente aceitável. No tratamento da alopécia areata foram obtidos resultados benéficos em mais de 50% dos pacientes, no entanto, os resultados mostraram variações individuais.

Em geral os resultados foram obtidos em pacientes com sintomas menos severos e
de curta duração da alopécia.

Uma diminuição significativa da pressão sanguínea foi verificada em 7 de 30 pacientes normotensos que utilizaram topicamente uma loção de Minoxidil a 3%, 2 vezes ao dia para alopécia.

Para se obter uma resposta satisfatória a terapia deverá ter continuidade. O tratamento é geralmente bem tolerado, mas algumas reações dermatológicas tem sido reportadas. O uso tópico do Minoxidil não deve ser indicado em pacientes com hipertensão ou doenças cardíacas, pois, efeitos cardiovasculares adversos tem sido verificado

Armazenamento

Em recipiente bem fechado ao abrigo da luz e umidade.

Minoxidil