A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Percival Bianchi

Alergologista /Dermatologista

Metiltestosterona

Metiltestosterona Agente androgênico
Nome comum Metiltestosterona
Denominação científica 17-hidroxy-17-methylandrost-4-en-3-one
Aspecto Pó cristalino branco
Solubilidade Praticamente insolúvel em água; facilmente solúvel em álcool; ligeiramente solúvel em éter.
DL-50 (Oral) não foi encontrada em literatura pesquisada
Atividade

Os androgênios são responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento normais dos órgão sexuais masculinos e pela manutenção das características sexuais secundárias. São também usados na terapia de reposição em impotência ou para sintomas climatéricos masculinos, conseqüentes da deficiência de androgênios. Os androgênios atuam estimulando o crescimento e a diferenciação celular. Na maioria dos tecidos são convertidos em um metabólito, que suprime o hormônio luteinizante na mulher. Os androgênios ainda são empregados para estimular a puberdade e usados como tratamento secundário ou terciário no carcinoma da mama ou como suplementação à terapia.

Metiltestosterona é usada para tratar hipogonadismo em homens, puberdade retardada em adolescentes do sexo masculino, impotência e sintomas climatéricos masculinos. Nas mulheres, Metiltestosterona é indicada como paliativo no câncer metastático.

Metiltestosterona é absorvido pelo trato gastrointestinal e pela mucosa oral. É mais resistente ao metabolismo do que a Testosterona.

Concentração usual

Doses orais para a terapia de reposição androgênica no homem são de 10 a 40mg/dia ou 5 a 25mg/dia via bucal. No carcinoma metastático das mamas, 50 a 200mg/dia ou 25 a 100mg/dia via bucal. Para dores pós-parto ou obstrução nos seios, a dose oral é de 80mg/dia durante 3 a 5 dias. A dose bucal é de 40mg/dia por 3 a 5 dias.

NOTA: Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Reações adversas Náusea, edema, hirsutismo, disfunção hepática, problemas menstruais, virilismo, irritação gastrointestinal, dentre outros.
Observações

A absorção bucal produz o dobro da atividade androgênica da via oral.
Armazenamento: Manter em recipiente bem fechado e protegido da luz.