A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Alípio M. da Silva Marques

Ginecologista

Alfa Metildopa

Alfa Metildopa Anti-hipertensivo
Denominação científica Alfa Metildopa
Aspecto Pó cristalino branco ou amarelado
Solubilidade Não foi encontrada em literatura consultada
DL-50 (Oral) Não foi encontrada em literatura consultada
Atividade

A atividade anti-hipertensiva da Alfa Metildopa se deve ao metabólito Nordefrina, que diminui a pressão arterial. Isto acontece pela ativação que provoca nos receptores alfa-adrenérgicos inibitórios do SNC, reduzindo o fluxo simpático para o coração, rins e vasculatura periférica. Diminui, também, a resistência periférica total com redução mínima da freqüência cardíaca e do débito cardíaco.

Alfa Metildopa é usada para tratar hipertensão moderada a severa.

Faixa de concentração

A dose oral inicial para adultos é de 250mg/2 a 3 vezes ao dia. Aumentar a cada 2 dias, conforme necessário. A dose usual é de 1 a 1,5g/dia em dividida em 2 a 4 doses. Máximo de 3g/dia. Para crianças, a dose oral inicial é de 10mg/Kgdia em dividida em 2 a 4 doses. Incrementar a cada 2 dias, conforme necessário, até um mximo de 65mg/Kg/dia. Não exceder 3g/dia.

Quando Alfa Metildopa é administrada com anti-hipertensivos, exceto tiazídicos, o limite para doses iniciais é de 500mg/dia.

NOTA: Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Reações adversas Dispnéia, fraqueza, febre medicamentosa, edema periférico, hipotensão ortostática, diminuição do libida, dentre outros.
Observação Por ser indutora de hepatite, devem-se realizar testes mensais da função hepática durante os primeiros meses de tratamento ou toda vez que sobrevém febre inexplicada. Em alguns pacientes a febre ocorre sem envolvimento hepático. O aparecimento de febre deve determinar a interrupção da medicação. Esse medicamento atravessa a placenta e é eliminado pelo leite em doses extremamente pequenas. Evidências disponíveis sugerem segurnça de aplicação durante a gravidez e na lactação.
Armazenamento

Manter em recipiente herméticamente fechado e protegido da luz.