A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Fredy Martinelli Rodrigues

Oftalmologista

Lipossoma EC

Lipossoma EC Anti-radicais livres e rejuvenecedor
Correspondente Aquassome EC 30
Composição Lecitina hidrogenada (2%), Fosfato de Ascorbil Magnésio (3%), Vitamina E Acetato (0,1%), Trioctanoato de Glicerila (0,1%), Polioxietileno Colestanol Éter (0,5%), Butilenoglicol (10%), Colesterol (0,75%), Óleo de Rícino Hidrogenado (0,1%), Ácido Cítrico (0,1%), Ácido Cítrico Sódico (1%), Metilparabeno (0,2%) e Água destilada.
Aspecto Líquido leitoso, bege claro e com odor característico
Solubilidade Solúvel em água
Atividade

Lipossomas constituem, atualmente, um sistema muito empregado na área cosmética para veicular princípios ativos fundamentais. São esferas orgânicas que guardam o princípio ativo em seu interior. Sua constituição oferece grande afinidade aos fosfolipídeos cutâneos. Eles penetram profundamente a epiderme e liberam ativos nobres nos locais de ação. Por isso os Lipossomas apresentam maior duração de ação quando comparados aos cosméticos comuns.

Lipossoma AE contém Vitamina C e E em seu interior. Fosfato de Ascorbil Magnésio é o único componente ativo do mercado que garante a ação da Vitamina C dentro da pele humana. Ele é capaz de liberar Ácido Ascórbico livre diretamente nas camadas internas da epiderme. Essa vitamina age na derme, aumentando a quantidade de colágeno presente no tecido conjuntivo e na camada basal. Isso incrementa a capacidade de retenção hídrica da pele, bem como a sua elasticidade. O resultado é a diminuição visível das rugas, especialmente em pessoas mais velhas. Fosfato de Ascorbil Magnésio também tem ação benéfica sobre as manchas. O Ácido Ascórbico liberado por ele age na redução da dopaquinona a dopa, uma substância biossintetizada na fase inicial da melanogênese. Isso diminui a produção de melanina na região das manchas, permitindo uma leve coloração no local da aplicação.
A Vitamina E protege os lipídeos e lipoproteínas contidas nas membranas celulares do organismo. Ele exerce efeito benéfico sobre a capacidade de retenção de água na epiderme e reduz a formação de rugas em peles submetidas a exposições solares. Além disso, a Vitamina E é classificada como um antioxidante natural. Tocoferol é uma poderosa arma contra o envelhecimento cutâneo, oferece maciez adicional no local de aplicação. A associação do Fosfato de Ascorbil Magnésio e Vitamina E restaura as propriedades antioxidantes dessa última. Isso potencializa o poder do Tocoferol na proteção contra os radicais livres. Somado à ação antioxidante da Vitamina C, essa combinação retarda a peroxidação lipídica e consequentemente o processo do envelhecimento.

Associar Lipossoma EC ao Hidroviton, Glycozen, PCA-Na ou Filtros Solares pode ser uma excelente opção para obter resultados adicionais no tratamento.

NOTA: As associações mencionadas aqui são meras sugestões para o formulador. A estabilidade final do produto e as incompatibilidades devem ser avaliadas.

Concentração usual

Varia de 10 a 20%, podendo ser aplicado em géis, loções e emulsões não iônicas (cremosas ou fluidas).

NOTA: Não é necessário fazer conversão.

Observações Evitar altos teores alcóolicos na formulação (acima de 20%). As emulsões não iônicas devem conter baixas concentrações de tensoativos. Esse produto não deve ser aquecido. Deve ser incorporado à emulsão em temperaturas inferiores a 40°C.
Armazenamento Manter sob refrigeração, entre 5° a 20°C.