A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Rosângela C . Nunes de Abreu

Ginecologista

Itraconazol Pellets 22%

Itraconazol Pellets 22% Antifúngico
Nome comum Itraconazol
Denominação científica 4-*4-*4-*4-**2-(2,4-dichlorophnyl)-2-(1H-1,2,4-triazol-1-yl- methyl)-1,3-dioxolan-4-yl*methoxy*phenyl*-1-piperazinyl*-2,4-dihydro-2-(1-methylpro- pyl)-3H-1,2,4-triazol-3-one
Aspecto Pellets esféricos branco-cremosos
Solubilidade Em pesquisa
DL-50 (Oral) Maior que 320mg/Kg
Atividade

Itraconazol é um antifúngico sistêmico e superficial com estrutura química muito semelhante ao Ketocanazol. Ele apresenta amplo espectro de ação contra vários microrganismos. Itraconazol é ativo em infecções causadas por dermatófitos, como Trychophyton sp, Microsporum sp e Epidermophyton floccosum. Mostra também atividade em leveduras (Candida albicans, Pityrosporum sp), Aspergilus sp e vários outras espécies de fungos. Não tem atividade antiandrogênica. Itraconazol trata micoses sistêmicas (aspergilose, blastomicose, candidíase, cromomicose, esporotricose, histoplasmose e paracoccidioidomicose) e micoses superficiais (candidíase oral, candidíase vulvovaginal, ceratitemicótica, dermofitoses, onicomicose, pitiríase versicolor, tinea corporis, tinea cruris, tinea manuum e tinea pedis).

Cconcentração usual

A dose oral para blastomicose e histoplasmose em adultos é de 200mg/dia, podendo chegar até 400mg/dia por incrementos de 100mg. Na onicomicose, são prescritos 200mg/dia por 12 semanas consecutivas. Na aspergilose a dose é de 200 a 400mg/dia. Infecções com risco de vida são tratadas com elevada dose de ataque de 200mg/3 vezes ao dia, um total de 600mg/dia, nos 3 primeiros dias de tratamento. Doses acima de 200mg/dia devem ser divididas em 2 tomadas diárias. A duração da terapia pode durar de 1 dia a 6 meses dependendo do estado infeccioso e da resposta micológica à terapia. Ingerir durante as refeições.

NOTA: Este produto se encontra diluído, portanto deve-se fazer correção da sua concentração. Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Reações adversas Náusea, dor de cabeça, dor abdominal, diarréia, fadiga, anorexia, hipocalemia, hipertensão, dentre outros.
Observações O nível de Itraconazol encontrado nos tecidos queratinosos é cinco vezes superior aos níveis plasmáticos. Seus níveis terapêuticos na mucosa vaginal são mantidos por 2 dias após o término de um tratamento com doses diárias de 200mg por 3 dias.
Armazenamento

Manter em local fresco, seco e distante da luz.