r Pharmacoténica Formulas - A Fórmula da sua saúde

A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Antônio Roberto Olenski

Ortomolecular /Homeopatia

Glucomannan Pó

Glucomannan Pó
Sinônimos Glucomannan powder from Konjac root,
Fibra de Konjac
Aspecto Pó quase branco ou meio marrom claro/acinzentado
Solubilidade Solúvel em água, Insolúvel em óleos
Especificações Teor (fibras) > 85%; Umidade = máx 10%
Propriedades/Aplicações

O GLUCOMANNAN é um componente da raiz da Amorphophallus Konjac, muito utilizada como alimento no Japão e China.

É um carboidrato de alto peso molecular, quimicamente semelhante à celulose. Enquanto esta é insolúvel e absorve somente 5 a 10 vezes seu peso em água, o GLUCOMANNAN é solúvel e absorve água em até mais de 200 vezes, formando uma solução viscosa. Por exemplo, em uma solução de 1-2%, seu volume aumenta lentamente atingindo uma viscosidade máxima em 5 horas.

Esta fibra dietética, o GLUCOMANNAN, dada à sua capacidade de absorção de água e formação de uma massa gelificada compacta à nível de trato gastrointestinal, proporciona uma plenitude gástrica reconhecida pelo hipotálamo.

Não é assimilada pelo organismo, contribuindo significativamente para o tratamento do indivíduo obeso, pois não adiciona calorias à dieta.

Além disso, reduz a atuação de enzimas digestivas responsáveis pela degradação de ácidos graxos e carboidratos, garantindo uma digestão mais lenta do alimento, possibilitando a manutenção dos níveis sanguíneos de glicose próximos aos normais, o que reduz a incidência de hiperglicemia pós-prandial.

O gel formado com GLUCOMANNAN auxilia também na redução de colesterol e triglicerídios, exercendo importante papel na regulação intestinal.

Estas propriedades fazem com que o GLUCOMANNAN seja bastante indicado no tratamento da obesidade, prisão de ventre, dietas pobres em fibras e diabete mellitus.

Dosagen usual É indicado por via oral em 2 cápsulas de 500 mg duas a três vezes/dia, 1~2 horas antes das refeições.
Observações A ingestão das cápsulas deve ser feita com volume considerável de água. O uso em excesso pode provocar constipação. GLUCOMANNAN pode diminuir a absorção de medicamentos lipossolúveis.
Armazenamento

Conservar em recipientes bem fechados, ao abrigo do calor e umidade.