A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Benjamin Haroldo P. Bettin

Urologista

Glucomannan Pó

Glucomannan Pó
Sinônimos Glucomannan powder from Konjac root,
Fibra de Konjac
Aspecto Pó quase branco ou meio marrom claro/acinzentado
Solubilidade Solúvel em água, Insolúvel em óleos
Especificações Teor (fibras) > 85%; Umidade = máx 10%
Propriedades/Aplicações

O GLUCOMANNAN é um componente da raiz da Amorphophallus Konjac, muito utilizada como alimento no Japão e China.

É um carboidrato de alto peso molecular, quimicamente semelhante à celulose. Enquanto esta é insolúvel e absorve somente 5 a 10 vezes seu peso em água, o GLUCOMANNAN é solúvel e absorve água em até mais de 200 vezes, formando uma solução viscosa. Por exemplo, em uma solução de 1-2%, seu volume aumenta lentamente atingindo uma viscosidade máxima em 5 horas.

Esta fibra dietética, o GLUCOMANNAN, dada à sua capacidade de absorção de água e formação de uma massa gelificada compacta à nível de trato gastrointestinal, proporciona uma plenitude gástrica reconhecida pelo hipotálamo.

Não é assimilada pelo organismo, contribuindo significativamente para o tratamento do indivíduo obeso, pois não adiciona calorias à dieta.

Além disso, reduz a atuação de enzimas digestivas responsáveis pela degradação de ácidos graxos e carboidratos, garantindo uma digestão mais lenta do alimento, possibilitando a manutenção dos níveis sanguíneos de glicose próximos aos normais, o que reduz a incidência de hiperglicemia pós-prandial.

O gel formado com GLUCOMANNAN auxilia também na redução de colesterol e triglicerídios, exercendo importante papel na regulação intestinal.

Estas propriedades fazem com que o GLUCOMANNAN seja bastante indicado no tratamento da obesidade, prisão de ventre, dietas pobres em fibras e diabete mellitus.

Dosagen usual É indicado por via oral em 2 cápsulas de 500 mg duas a três vezes/dia, 1~2 horas antes das refeições.
Observações A ingestão das cápsulas deve ser feita com volume considerável de água. O uso em excesso pode provocar constipação. GLUCOMANNAN pode diminuir a absorção de medicamentos lipossolúveis.
Armazenamento

Conservar em recipientes bem fechados, ao abrigo do calor e umidade.