A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Antônio Nunes de Abreu Filho

Clínico(a) Geral

Fluoro Uracil 5 Farm

Fluoro Uracil 5 Farm
Nome comum 5-Fluoro-2,4 (1H, 3H)-pyrimidinedione
Sinônimos 5-FU
Aspecto Pó cristalino branco a quase branco
Solubilidade Pouco solúvel em água; levemente solúvel em álcool, praticamente insolúvel em clorofórmio e éter.
Especificações Ponto de Fusão: 282~283oC (decompõe)
Peso molecular 130,08
Propriedades/Aplicações O 5-FLUOROURACIL faz parte do grupo de substâncias que tem a capacidade de impedir a biossíntese de nucleotídios pirimidínicos ou mimetizar esses metabólicos naturais, interferindo em atividades celulares vitais.
Mais especificamente, este fármaco é um antineoplásico análogo de pirimidina, que atua como um antimetabólito do uracil.
5-FLUOROURACIL como tal, não tem atividade inibidora significativa nos sistemas de mamíferos. Deve ser primeiro convertido enzimaticamente ao deoxinucleotídio ativo,
para depois interferir na síntese de DNA, por bloqueio da conversão de ácido deoxiuridílico a ácido timidílico, interagindo com a enzima timidilato sintetase. O bloqueio da reação da enzima inibe portanto, a síntese do DNA, embora continue a produção celular tanto de RNA quanto de proteína. Ocorre um desequilíbrio no crescimento que não é compatível com a sobrevivência celular. O 5-FU é incorporado tanto ao RNA quanto ao DNA. Apresenta também propriedades imunossupressoras.
Este antineoplásico é muito utilizado em vários tipos de carcinoma, tumores e neoplasias, especialmente do trato gastrointestinal, fígado, pâncreas e sistema genitourinário.
A absorção do 5-FU via oral é imprevisível, portanto é mais utilizado por via intravenosa. Topicamente é usado no tratamento de queratose solar ou actínica e condilomas.
Dosagem usual É indicado em doses de 12 mg/Kg/dia IV, diminuindo aos poucos.
O uso tópico varia de 1 a 5% em cremes, pomadas e soluções em propilenoglicol.
Observações Deve-se tomar cuidado na aplicação em áreas próximas aos olhos, nariz e mucosas. 5-FU é muito irritante. Evitar inalação do pó e exposição da pele. Podem ocorrer reações como diárréia, anorexia, naúsea, emese e leucopenia, com sua administração.
Armazenamento

Conservar em recipientes bem fechados ao abrigo da luz, em temperaturas entre 10 e 30oC.