A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Décio Borsato

Cardiologista

Finasteride

Finasteride Poderoso indutor do crescimento capilar
Nome comum Finasteride
Denominação científica 17*-(N-tert-butylcarbamoyl)-4-aza-5*-androst-1-en-3-one
Aspecto Pó cristalino branco ou branco cremoso
Solubilidade Solúvel em clorofórmio, etanol e metanol; insolúvel em água.
DL-50 (Oral) não foi encontrada em literatura consultada
Atividade

Finasteride é uma droga com potencial de aplicação em uma variedade de desordens orgânicas. Seu emprego mais conhecido é no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), uma desordem comum resultante do aumento tissular da próstata. É também utilizado como adjuvante monoterápico no tratamento de indivíduos radicalmente prostatectomizados devido ao câncer. Recentemente o FDA aprovou o uso do Finasteride no tratamento da alopécia androgênica.

Finasteride é um 4-azasteróide, análogo à testosterona, que atua como inibidor de uma enzima presente em várias células do corpo, especialmente nos folículos pilosos e na próstata. O bloqueio dessa enzima impede a conversão da testosterona em diidrotestosterona (DHT), com atividade androgênica 4 a 5 vezes maior que seu prescursor. Isso, dentre outras coisas, reduz a atrofia dos folículos capilares e auxilia na restauração dos folículos já atrofiados. O resultado é a produção visível de cabelos com aparência natural.

Finasteride pode ser mais eficiente nos locais onde o Minoxidil é menos ativo. O uso concomitante de Finasteride e Minoxidil aumenta o efeito no crescimento capilar do usuário. Os efeitos clínicos são observados de 12 semanas a 6 meses após o início do tratamento.

Concentração usual: A dose oral para tratar HPB é de 1 a 5mg/dia. Na calvície, tem sido prescrita a dose de 1mg/dia.

NOTA: Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Reações adversas

Impotência sexual (3,7%), disfunção erétil (1,8%), redução da libido (3,3%), redução do volume ejaculatório (2,8%). A possível manifestação de alguns efeitos adversos do Finasteride podem ser benéfica para o usuário. É o caso da redução da acne e dos pêlos da face.

Observação: Esta é uma droga teratogênica. Devido ao seu efeito inibitório na conversão da testosterona a DHT, pode causar anormalidades no órgão sexual de fetos machos (genitália ambígüa). Deve-se evitar o menor contato oral ou tópica dessa droga em mulheres grávidas ou lactantes. Mulheres em idade fértil devem evitar esperma de parceiros em tratamento com Finasteride. Igualmente, deve-se evitar o contato de crianças com a menor porção dessa substância.

Armazenamento

Manter em recipiente hermeticamente fechado, abaixo de 30*C e protegido da luz e umidade.