A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Kimimaro Arita

Otorrinolaringologista

Enalapril Maleato

Enalapril Maleato Antihipertensivo
Nome comum Enalapril Maleato
Denominação científica 1-*N-*(S)-1-carboxy-3-phenylpropyl*-L-alanyl*-L-proline 1"-ethyl ester
Aspecto Pó cristalino branco ou quase branco
Solubilidade Ligeiramente solúvel em água; solúvel em álcool; facilmente solúvel em metanol e dimetilformamida.
DL-50 (Oral) 2g/Kg em ratos
Atividade

Enalapril é um potente inibidor da enzima conversora de angiotensina, com propriedades e usos similares ao do Captopril. Trata-se de um fármaco que é hidrolisado no fígado para a sua forma ativa de enalaprilato. Este metabólito possui ação prolongada e é mais ativo do que seu precursor. Enalapril não apresenta o grupo sulfidrila, que é responsável pelos efeitos adversos do Captopril. Além disso o Enalapril é mais bem tolerado que o Captopril.

Enalapril é usado no tratamento da hipertensão moderada a severa e distúrbios cardíacos congestivos. Extra-oficialmente o Enalapril é indicado nas crises hipertensivas, nas nefropatologias diabéticas, na artrite reumatóide, na prevenção de infarto ventricular após infarto miocárdico, dentre outros.

Acredita-se que o Enalapril prolongue a sobrevivência nos ataques cardíacos.

:

Concentração usual

Como antihipertensivo em adultos, a dose oral é de 2,5mg/dia em pacientes que estão utilizando diuréticos. A dose de 5mg/dia é para aqueles que não estão tomando diuréticos. A dose de manutenção é de 10 a 40mg/dia. Em crianças o Enalapril tem sido usado para tratar distúrbios cardíacos congestivos na dose oral de 0,1mg/Kg/dia, aumentando conforme necessidade, em até 2 semanas, para 0,5mg/Kg/dia.

NOTA: Não é necessário fazer conversão. Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Reações adversas Dor no peito, síncope, hipotensão, rash cutâneo, fraqueza, dor abdominal, vômito, edema pulmonar, hipoglicemia, insônia, asma, dentre outros.
Observações Usar doses iniciais baixas em pacientes com hiponatremia, hipovolemia, distúrbios cardíacos congestivos, problemas renais ou pacientes usando diuréticos.
Armazenamento Manter em recipiente bem fechado e em local fresco.