A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Fábio Ricardo Rotoli Drefalh

Cirurgia Vascular /Angiologia

Doxepina HCL

Doxepina HCL

Antidepressivo tricíclico

Nome comum Doxepina
Denominação científica 3-(6,11-dihydrodibenz*b,e*oxepin-11-ylidene)-N,N-dimethyl- propylamine hydrochloride
Aspecto Pó cristalino, branco a quase branco
Solubilidade Facilmente solúvel em água, álcool e cloreto de metileno.
DL-50 (Oral) 135mg/Kg em camundongos
Atividade

Doxepina é um antidepressivo tricíclico com ações e usos semelhantemente à Amitriptilina. Assim como esta, Doxepina tem acentuada propriedade sedativa.

Ela aumenta a concentração sináptica da serotonina e/ou norepinefrina no SNC. Age por inibição da recaptação desses neurotransmissores pela membrana pré-sináptica dos neurônios.

Doxepina é aplicado no tratamento de várias formas de depressão, normalmente em conjunto com psicoterapia. Também é aplicada no tratamento das desordens da ansiedade. Seu uso extra-oficial é como analgésico para certas dores crônicas ou neuropáticas.

Doxepina ainda é indicada para tratar prurido moderado, via tópica, em adultos com dermatite atópica ou líquen simples crônico. Essa terapia deve ser realizada por curto período de tempo.

Concentração usual Em adolescentes, a dose inicial é de 25 a 50mg/dia em uma única dose ou em doses divididas. Gradualmente aumentar para 100mg/dia. A dose inicial indicada para adultos é de 30 a 150mg/dia ao deitar ou divididas em 2 a 3 doses. Pode ser gradualmente aumentada para até 300mg/dia. Dose única não deve exceder 150mg. Alguns pacientes podem responder com 25 a 50mg/dia.

Topicamente, a posologia recomendada é a aplicação de creme contendo 5% de Doxepina 4 vezes ao dia, com intervalos de no mínimo 3 a 4 horas entre as aplicações.

NOTA: É necessário fazer conversão de Doxepina Base (PM=279,37) para Doxepina HCl (PM=315,8). Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Reações adversas Sedação, dor de cabeça, xerostomia, fraqueza, delírio, confusão, insônia, disfunção sexual, visão borrada, dor nos olhos, dentre outros.
Observações Evitar seu uso durante a lactação e gravidez. Evitar o uso de álcool durante o tratamento e exposições desnecessárias ao sol.
Armazenamento

Manter em recipiente bem fechado e protegido da luz.