A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Luciano Rotoli Drefalh

Endocrinologista

Diltiazem HCL

Diltiazem HCL

Antiarrítmico, antihipertensivo e antianginoso

Nome comum Diltiazem HCl
Denominação científica (2S-cis)-1,5-benzothiazepin-4-(5H)-one-3-(acetyloxy)-5-*2-(dimethylamino)ethyl*-2,3-dihydro-2-(4-methoxyphenyl) hydrochloride
Aspecto Pó cristalino branco
Solubilidade Facilmente solúvel em água, metanol e cloreto de metileno; pouco solúvel em etanol.
DL-50 (Oral) 740mg/Kg de camundongos machos
Atividade

Diltiazem é um bloqueador dos canais de cálcio, cuja ação se dá ao nível dos canais de cálcio lentos das células miocárdicas e da musculatura lisa dos vasos sangüíneos. Com isso Diltiazem produz um relaxamento do vaso coronariano e a sua vasodilatação. Ele aumenta a distribuição de oxigênio no miocárdio em pacientes com angina vasoespástica. Suas propriedades são similares à Nifedipina.

Diltiazem possui ação antioxidante indireta por não permitir a formação de radicais livres, oferecendo um efeito cardioprotetor. Ele reduz a freqüência cardíaca menos do que o Verapamil, mas pode causar leve bradicardia.

O tratamento com Diltiazem por via oral é indicado para tratar hipertensão essencial (em combinação ou isoladamente), angina crônica estável ou angina devido a espasmo coronariano. Suas indicações extra-oficiais são na prevenção de certos tipos de reinfartos, síndrome de Raynaud"s e outros.

Concentração usual: Via oral em adultos, a dose para ação antiarrítmica ou antihipertensiva é de 60 a 120mg/3 vezes ao dia, antes das refeições. Como antianginoso, inicialmente 30mg/4 vezes ao dia, antes das refeições. A dose pode ser aumentada gradualmente até o máximo de 360mg/dia. Doses de 450mg/dia têm sido recomendadas na angina instável. Doses mais baixas podem ser requeridas em pacientes idosos.

NOTA: Não é necessário fazer conversão. Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Reações adversas Tontura, rubor, secura da boca, bradicardia, edema de tornozelos, reações dermatológicas, distúrbios gastrointestinais, dentre outros.
Observações Por falta de dados, deve-se evitar a sua administração em grávidas, lactantes e crianças.
Armazenamento

Manter em recipiente hermeticamente fechado e protegido da luz.