A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Mario Vicente Alves Júnior

Neurologista

Diclofenaco

Diclofenaco

Antiinflamatório e antireumático

Nome comum Diclofenaco de Potássio ou de Sódio
Denominação científica Para o Diclofenaco de Potássio tem-se a denominação potassium *2,6-(dichloroanilino) phenyl*acetate.
Para o Diclofenaco de Sódio tem-se a denominação 2-(2,6-dichlorophenyl) aminobenzene acitic acid monosodium salt.
Aspecto Para o Diclofenaco de Potássio tem-se pó cristalino branco ou quase branco.
Para o Diclofenaco de Sódio tem-se pó cristalino branco a ligeiramente amarelo e higroscópico.
Solubilidade Para o Diclofenaco de Potássio tem-se que é pouco solúvel em água.
Para o Dicolfenaco de Sódio tem-se que é ligeiramente solúvel em água e acetona; facilmente solúvel em metanol; solúvel em álcool; praticamente insolúvel em clorofórmio e éter.
DL-50 (Oral) Para o Diclofenaco de Potássio não foi encontrada em literatura pesquisada.
Para o Diclofenaco de Sódio é de aproximadamente 390mg/Kg em camundongos.
Atividade

Diclofenaco é um agente inibidor da síntese de prostaglandinas, que reduz a atividade da enzima cicloxigenase. Isso resulta na diminuição da formação de precursores das prostaglandinas. O resultado é uma poderosa ação antiinflamatória. O Diclofenaco é usado como analgésico, antipirético e antiinflamatório no alívio às dores e inflamações. Pode ser usado na artrite reumatóide, osteoartrite, espondilite anquilosante, gota aguda e após procedimentos cirúrgicos.

Concentração usual: Para analgesia, a dose é de 50mg/3x ao dia de Diclofenaco Base. Na artrite reumatóide, 150 a 200mg de Diclofenaco Base/dia dividida em 2 ou 4 tomadas. Na osteoartrite, 100 a 150mg de Diclofenaco Base/dia dividida em 2 a 3 tomadas. Na espondilite anquilosante, 100 a 125mg/dia de Diclofenaco Base dividida em 4 a 5 tomadas. Em crianças e jovens a dose sugerida de Diclofenaco na forma Sódica via oral ou retal é de 1 a 3mg/Kg/dia em várias tomadas. Deve-se ingerir esse produto com alimentos, água ou leite. O Diclofenaco ainda pode ser aplicado via oftálmica em pacientes que sofreram cirurgia de catarata. Uma preparação contendo 0,1% de Diclofenaco Sódico em 2,5 a 5,0mL pode ser instilada nos olhos. Uma gota no olho afetado/4x ao dia, começando 24 horas após a cirurgia e continuando por 2 semanas.

NOTA: Não é necessário fazer conversão. Respeitar o fator de diluição especificado no laudo para cada tipo de sal.

Reações adversas Náusea, rash cutâneo, dor abdominal, angina pectoris, arritmias, tontura, coceira, ulceração gastrointestinal, hepatite, dentre outros.
Observações É importante lembrar que, para cada 50mg de Diclofenaco Potássico ingerido, tem-se 5,8mg de potássio (0,15mEq). Hipercalemia (ou Hiperpotassemia) pode ocorrer devido à ingestão excessiva de potássio. Os sintomas incluem parestesia das extremidades, fraqueza muscular, paralisia, hipotensão, arritmias cardíacas e parada cardíaca.
Armazenamento

:Manter em recipiente hermeticamente fechado, ao abrigo da luz, umidade e calor.