A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Luiz Carlos Scheline

Psiquiatra

Diacerein

Diacerein

Antiartrósico

Nome comum Diacerein
Denominação científica 1,8-diacetoxy-3-carboxyanthraquinone
Aspecto Pó amarelo
Solubilidade em pesquisa
DL-50 (Oral) não foi encontrada em literatura consultada
Atividade

Diacerein é um produto de origem natural. Estudos comprovam sua propriedade antiartrósica e moderada atividade analgésica, antiinflamatória e antipirética.

Diacerein mostrou inibir a síntese de proteases e radicais livres de oxigênio, todos implicados no processo de degradação cartilaginosa. Além disso, estudos recentes indicaram que Diacerein estimula a produção de componentes da matriz cartilaginosa (colágeno e proteoglicanas). Ao contrário dos antiinflamatórios não esteroidais, esse o Diacerein não inibe a síntese de prostaglandinas, tromboxanos ou leucotrienos, o que se torna uma vantagem do ponto de vista da tolerância gástrica.

É um fármaco de ação lenta para o tratamento da osteoartrose.

Concentração usual

Em adultos, a dose usual é entre 50 a 100mg/dia, durante as refeições. Recomenda-se que uma cápsula seja ingerida diariamente nas primeiras semanas. Devem, então, ser seguidas por 2 cápsulas diárias em período não inferior a 6 meses.

NOTA: Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Reações adversas Ocasionalmente podem ocorrer diarréia e dores abdominais em pacientes sensíveis aos derivados antraquinônicos. Esses sintomas decrescem ao se reduzir a dose diária.
Observações Diacerein não pode ser ingerido simultaneamente a laxantes. Esse fármaco pode produzir uma coloração amarelo-intenso na urina, porém sem significado clínico.
Armazenamento

Manter distante da luz, umidade e calor.