A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Carlos Eduardo C. de Toledo

Cardiologista

Desipramina

Desipramina

Antidepressivo

Nome comum Desipramina
Denominação científica 5-(*-methylaminopropyl)iminodibenzyl
Aspecto em pesquisa
Solubilidade em pesquisa
DL-50 (Oral) 500mg/Kg de camundongos
Atividade

Desipramina é um antidepressivo tricíclico. Ele é o principal metabólito ativo da Imipramina. Suas ações e usos são similares à Amitriptilina, mas possui menor efeito sedativo que esse último.

Desipramina é usada no tratamento de vários formas de depressão, normalmente em conjunto com psicoterapia. É também usado como analgésico adjuvante da dor crônica. Extra-oficialmente é usado nas neuropatias periféricas.

Acredita-se que Desipramina incremente a concentração sináptica de norepinefrina no SNC. Ela inibe a absorção desse neurotransmissor pela membrana pré-sináptica. Entretanto, Desipramina pode provocar outros efeitos como dessensibilização da adenil ciclase e inibição dos receptores beta-adrenérgicos e serotoninérgicos.

Concentração usual: A dose inicial em adultos é de 75mg/Kg em doses divididas. Pode-se aumentar a dose de 150 a 200mg/dia em doses divididas ou dose única. Dose máxima de 300mg/dia. Em adolescentes, recomenda-se 25 a 50mg/dia como dose inicial. Pode-se aumentar a dose para 100mg/dia em dose única ou dividida. Máximo de 300mg/dia. Em idosos, a dose inicial é de 10 a 25mg/dia, podendo ser aumentada de 10 a 25mg a cada 3 dias. A dose de manutenção usual é de 75 a 100mg/dia, mas doses de 150mg/dia pode ser necessária. Em crianças de 6 a 12 anos, a dose é de 10 a 30mg/dia ou de 1 a 5mg/Kg/dia em doses divididas. Não exceder 5mg/Kg/dia. Os efeito terapêuticos completos podem não ocorrer em 3 a 4 semanas.

NOTA: Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Faixa de concentração  
Reações adversas Diarréia, apetite aumentado, insônia, dor nos olhos, alopécia, ansiedade, aumento da pressão intraocular, dentre outros.
Observações Não descontinuar abruptamente a terapia em pacientes tomando doses elevadas por períodos prolongados. Evitar o uso de álcool durante o tratamento.
Armazenamento

Manter distante da luz, umidade e calor.