A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Jose Luiz Jaqueto

Ortopedista

Cromoglicato Dissódico

Cromoglicato Dissódico Antiasmático e antialérgico
Nome comum Cromoglicato de Sódio
Denominação científica 5,5"-(2-hydroxytrimethylenedioxy)bis(4-oxochromene-2-car-boxylic acid)
Aspecto Pó cristalino branco, inodoro e insípido
Solubilidade Solúvel em água; insolúvel em álcool e clorofórmio.
Atividade

Cromoglicato de Sódio é um antiasmático profilático, antialérgico e antiinflamatório não esteroidal. É aplicado por inalação oral ou nasal.

Seu mecanismo de ação consiste na inibição de histamina, leucotrienos e outras substâncias pelos mastócitos que causam reações de hipersensibilidade. Acredita-se que o Cromoglicato de Sódio interfira no transporte de cálcio através da membrana dos mastócitos. Ele inibe a degranulação dos mastócitos sensibilizados por alergenos específicos.

Cromoglicato de Sódio inibe as reações broncoconstritivas imediatas e não imediatas a antígeno inalado. Atenua o broncoespasmo provocado por ácido acetilsalicílico, dióxido de enxofre, ar frio, exercício e poluentes ambientais. Quando administrado diretamente à mucosa brônquica, Cromoglicato de Sódio manifesta propriedades antiinflamatórias específicas, são elas: inibição da ativação de células inflamatórias secundárias, como eosinófilos e neutrófilos, e inibição do reflexo neural.

É usado como profilático da asma, na profilaxia e tratamento dos sintomas da rinite, da conjuntivite alérgica e papilífera gigante e na ceratoconjuntivite alérgica e vernal. Cromoglicato de Sódio tem sido administrado por via oral na prevenção de alergia alimentar e doenças inflamatórias do intestino.

É possível reduzir ou descontinuar terapia concomitante de corticosteróide quando os benefícios estabelecidos pelo Cromoglicato de Sódio forem detectados. Entretanto, a redução do corticosteróide deve ser gradual e cuidadosamente supervisionada. Também é possível uma redução na posologia de broncodilatadores.

Concentração usual

Em adultos, a dose inalatória é de 10 a 20mg/4 vezes ao dia na forma de pó ou solução nebulizadora (10mg/mL). Em alguns pacientes pode ser necessário aumentar a freqüência para 6 a 8 vezes ao dia. As soluções aerossóis podem ser preparadas para proporcionar 1 a 5mg por inalação. Neste caso, a dose poderá consistir em 2 a 10mg/4 vezes ao dia., podendo aumentar para 6 a 8 vezes ao dia. Para prevenir ataques de asma durante os exercícios, Cromoglicato de Sódio pode ser inalado 10 minutos a 1 hora antes das atividades físicas.

A dose nasal, para adultos, é de aproximadamente 5mg em cada narina, até 6 vezes ao dia, de uma solução preparada na concentração de 2 a 4%. Ou 10mg em cada narina/4 vezes ao dia sob a forma de pó.

A posologia para uso oftálmico é de 1 a 2 aplicação em cada olho/4 a 6 vezes ao dia de uma solução preparada de 2 a 4% ou de uma pomada oftálmica a 4%.

Em crianças acima de 5 anos, a dose inalatória inicial é de 2 inalações/ 4 vezes ao dia de uma solução contendo 800mcg para cada inalação. Para prevenir broncoespasmo induzido por exercício, a dose é de 2 inalações, 10 minutos a 1 hora antes das atividades físicas. A aplicação nasal somente é recomendada para crianças acima de 6 anos. Neste caso, a dose é de 1 aplicação em cada narina/3 a 4 vezes ao dia de uma solução contedno 40mg/mL.

Somente crianças acima de 2 anos podem aplicar Cromoglicato de Sódio por nebulização. A dose, neste caso, é de 20mg/4 vezes ao dia (a solução pode ser preparada numa concentração de 10mg/mL).
A dose oral, em adultos e crianças acima de 12 anos de idade, é 200mg/4 vezes ao dia, 15 a 20 minutos antes das refeições. Pode chegar até 400mg/4 vezes ao dia. Para crianças entre 2 a 12 anos de idade, a dose oral é de 100mg/4 vezes ao dia, 15 a 20 minutos antes das refeições (não deve exceder 40mg/Kg/dia). Em bebês abaixo de 2 anos, a dose oral é de 20mg/Kg/dia dividida em 4 doses (não exceder 30mg/Kg/dia).

NOTA: Não é necessário fazer conversão. Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Reações adversas Gosto desagradável quando inalado, tosse, dor de cabeça, lacrimegamento, artralgia, angioedema, dentre outros. Reações anafiláticas podem ocorrer raramente.
Observações

A redução da dosagem pode ser diminuída depois que os sintomas forem controlados. Não descontinuar o uso do Cromoglicato de Sódio abruptamente.

Essa é uma droga profilática, por isso não tem benefício nas crises agudas. Evidências sugerem seu uso seguro em mulheres grávidas.

É importante avisar ao paciente para limpar bem a mucosa antes de inalar o produto.

Uma solução nebulizadora de Cromoglicato de Sódio é compatível com Metoproterenol Sulfato, Isoproterenol Cloridrato, 0,25% de Isoetarina Cloridrato, Epinefrina Cloridrato, Terbutalina Sulfato e solução de Acetilcisteína a 20%, no mínimo, 1 hora após a mistura desses componentes. A solução nebulizadora de Cromoglicato de Sódio deve ser protegida da luz. Esse medicamento deve ser usado em intervalos regulares durante 2 a 4 semanas para ser efetivo. Não misturar esse medicamento com frutas, leite ou alimentos.

Armazenamento

Manter em recipiente hermeticamente fechado.