A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Mario Vicente Alves Júnior

Neurologista

Citrin Poderoso

Citrin Poderoso emagrecedor natural
Nome comum Citrin
Denominação científica Garcinia cambogia e Garcinia indica
Solubilidade Ligeiramente solúvel em água quente.
Parte usada Fruta
Atividade

Citrin Extract é um dos produtos naturais mais promissores do mercado na luta contra o excesso de peso e hipercolesterolemia. É à base do extrato da Garcinia camboja e Garcinia indica, plantas muito utilizadas na Índia. Uma das razões pela qual Citrin é foco de tanta atenção é o fato dele oferecer inibição direta sobre o metabolismo dos carboidratos, ao mesmo tempo em que promove a queima de gordura corporal e influencia o apetite através de suaves mecanismos periféricos.

A Garcínia tem como principal ativo o (-)-hidroxicitrato ou ácido (-)-hidroxicítrico (HCA). Essa substância é quimicamente similar ao ácido cítrico encontrado na laranja e outras frutas cítricas. O ácido (-)-hidroxicítrico dribla o organismo devido à sua incrível semelhança estrutural com o citrato: ele interfere na cadeia de Krebs, substituindo o citrato produzido e bloqueando a citrato liase. Esta enzima é responsável pela conversão do citrato em acetil-Co A, um substrato usado para a síntese de ácidos graxos. Isto resulta na redução da formação de gordura corporal, colesterol e triglicérides. A redução na síntese de colesterol e triglicérides é ainda maior do que a redução de gordura. Dessa forma, Citrin Extract pode mobilizar o organismo na remoção de lipoproteínas de baixa densidade do sangue (HDL). Ao mesmo tempo existem evidências de que o Citrin estimula a queima das calorias já existentes no organismo por um mecanismo similar ao da termogênese. Seu marcado controle sobre o apetite não envolve ação sobre o SNC nem condições de aversão à comida. Citrin Extract não altera o paladar e não provoca disfunções gástricas. Pelo contrário, a supressão do apetite origina-se da produção de glicogênio, que estimula os glicorreceptores hepáticos. Isto cria sensação de saciedade no usuário através de sinais enviados ao cérebro, via nervo vago. Citrin não interfere no sono nem provoca alterações cardíacas e arteriais como a maioria dos medicamentos convencionais.

HCA é estabilizado sob a forma de sal cálcico nesse produto final.

Citrin é o único produto que controla simultaneamente os três principais mecanismos na luta contra a obesidade. É um autentico produto natural e seguro, que respeita o ritmo fisiológico do organismo, possuindo elevado potencial em responder às expectativas do processo de emagrecimento.

Citrin é a única fonte de HCA processada por um método exclusivo que previne a formação de lactonas, uma estrutura farmacologicamente inativa. Possui ação clinicamente comprovada.

Concentração usual

Concentração usual: 250mg de HCA/3 vezes ao dia, antes das refeições.

NOTA: HCA se encontra diluído a aproximadamente 50%, portanto é necessário fazer conversão. Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Reações adversas O único efeito colateral relatado é conseqüente à excessiva administração do princípio ativo isolado (HCA), causando intolerância intestinal que é reversível com a redução da dose. Também não há relatos de toxicidade aguda ou crônica com o consumo regular do Citrin.
Observações

Duas pesquisas preliminares demonstraram que Citrin Extract age melhor quando combinado a traços de cromo. A associação de 500mg de Citrin e 100mcg de Picolinato de Cromo é muito popular por sua aplicação em testes clínicos. Age três vezes mais que o placebo em estudos duplo cego.

Vanádio, Manganês, Vitamina B6 e Gymnema sylvestre são outros exemplos valiosos de associações, que podem incrementar a ação do Citrin Extract. Magnésio, Potássio, Zinco e Vitamina B12 são outros tantos exemplos de elementos que auxiliam no efeito do Citrin. Todos esses itens estão envolvidos no metabolismo dos carboidratos e podem ser usados para melhorar a resposta da insulina. Existe um produto acabado nos Estados Unidos, à base de Citrin, muito vendido como emagrecedor. Sua formulação está citada abaixo:

Citrin - 500mg
Gymnema sylvestre - 100mg
Picolinato de Cromo - 100mcg

Tomar 1 cápsula/3 vezes ao dia.

Não deve ser usado durante a gravidez e na lactação. Também não devem ser administradas largas doses desse fitoterápico em crianças durante tempo prolongado.

Garcinia cambogia e Garcinia indica são as duas espécies de Garcínia que contêm o isômero (-)-hidroxicítrico, com atividade sobre o emagrecimento. Eles fazem do Citrin um produto exclusivo no mercado brasileiro.

Armazenamento

Manter em recipiente hermeticamente fechado, distante da luz, calor e umidade.