A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

José Martinelli Bavaresco

Nefrologista

Ácido Glicólico

Ácido Glicólico
Nome químico Glycolic Acid
Denominação CAS Acetic acid, hydroxy
Sinônimos Ácido hidroxiacético, Ácido hidroxietanóico ou AHA.
Aspecto Líquido límpido altamente transparente.
Solubilidade Solúvel em água, metanol, álcool, acetona, éter, ácido acético.
Especificações Solução a 70% (alta pureza).
Descrição/ação

O Ácido Glicólico é o primeiro de uma série de Alfa hidroxiácidos que possuem propriedades ideais para várias aplicações cosméticas ou cosmiátricas. Nestas preparações a pureza é um fator importantíssimo; para garantir esta pureza foi sintetizado o GLYPURE, um Alfa Hidroxiácido em solução a 70% de alta pureza, ou seja, que apresenta como maior diferença valores de ácido metoxiacético inferiores ao ácido glicólico comum. O GLYPURE atravessa vários passos de purificação, o que o torna cerca de 100 vezes mais puro que o Ácido Glicólico comum.

O GLYPURE aplicado topicamente, em baixas concentrações, diminui a espessura da camada córnea hiperqueratínica, promovendo a redução da coesão ou adesividade entre os corneócitos e suas camadas. Isto o torna um excelente ativo no tratamento da acne, queratoses actínicas, manchas senis, pele seca e suas variantes, além da aplicação na terapêutica de verrugas e em peelings.  

Faixa de concentração Entre 2 e 14% de acordo com a indicação, aplicado em cremes ou loções não iônicas, ou géis que resistam a um pH ácido. Também pode ser aplicado diretamente a 70% em peelings.
Observação

Normalmente é realizada uma neutralização parcial da formulação contendo GLYPURE, com o auxílio de uma solução de hidróxido de sódio ou trietanolamina, até que seja atingido um pH entre 4,0 - 4,5.

Para que seja aplicada a concentração desejada, deve ser feita correção do valor pois o GLYPURE se encontra a 70%.

Tratamentos onde o GLYPURE  é indicado puro (ou seja a 70%), devem ser restritos aos consultórios médicos, pois é necessária uma avaliação do processo pelo dermatologista.