A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Maria Lucilia S. M. Donadelli

Pediatra

Ceramida III

Ceramida III
Nome químico N-stearoyl-phytosphingosine
Denominação CTFA Ceramide 3
Aspecto Pó cristalino branco ou quase branco, praticamente inodoro
Peso molecular 584,0
Solubilidade Insolúvel em água ( menos de 10 mg/L) , pouco solúvel em clorofórmio (1g/L) e álcool isocetílico ( 1g/L)
Especificações Ponto de Fusão = 123 ~ 127°C
pH Não é aplicável
Propriedades/aplicações

A barreira de permeabilidade da pele evita a perda transepidérmica de água e a penetração de agentes danosos do meio ambiente. Está localizada no estrato córneo da epiderme. O estrato córneo é composto de queratinócitos diferenciados (corneócitos) e lipídios, localizados nos espaços intercelulares e nas membranas celulares em bicamada. Esta complexa estrutura promove a função de barreira. Consiste predominantemente de ceramidas, colesterol e ácidos graxos livres. As ceramidas constituem cerca de 40 a 65% do total de lipídios do estrato córneo. Contêm esfingosina como estrutura básica.

A CERAMIDA III é constituída de fitoesfingosina. Ela faz parte de uma série de ceramidas obtidas biotecnologicamente pela fermentação de leveduras. Dessa maneira, obtém-se ceramidas idênticas às da pele humana, de alta pureza e segurança. Este é o único processo de produção que permite oferecer ceramidas de qualidade no mercado. A sua aplicação tópica resulta em aumento significante da hidratação e redução da aspereza da pele, após curto período de tratamento. O efeito é observado mesmo após a suspensão da aplicação.

CERAMIDA III causa um potente aumento da capacidade de retenção hídrica da pele, isto indica que ela se integra ao sistema lamelar lipídico, contribuindo com a função de barreira. CERAMIDA III demonstra grande capacidade de restauração da pele danificada por agentes químicos, peelings e condições climáticas. Normaliza a hidratação e a suavidade epidérmica.

Quando aplicado aos cabelos, melhora as condições gerais dos fios. Melhora a coesão das células da cutícula, além de limitar a perda de peptídios hidrossolúveis. Diminui as alterações induzidas pela radiação UV sobre os fios.

Faixa de concentração É indicada em concentrações que variam de 0,05 a 0,2% em cremes, loções, batons, condicionadores e emulsões A/O ou O/A.
Observações Adicionar a Ceramida III à fase oleosa da emulsão.
Armazenamento

Conservar em frasco bem fechado e em local ventilado.