A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Julio Suga

Clínico(a) Geral

Produtos Lançamentos

Quinoa

A quinoa, um tipo de grão que é super nutritivo e entrou recentemente no cardápio de grandes chefs em todas as partes do mundo, tem feito um importante papel na alimentação durante séculos na América do Sul. Por ser rica em proteínas, vitaminas e minerais, a Quinoa Real é um alimento ideal para crianças, jovens e idosos.

 

O cereal foi levado para os holofotes da ONU pelo presidente Morales — ele próprio, que já foi um ex-agricultor do grão — e, em 2012 o mesmo, presidente da Bolívia, foi nomeado embaixador especial para o Ano Internacional da Quinoa pela ONU para Alimentação e Agricultura.

Assim, ao declarar 2013 o “Ano Internacional da Quinoa”, as Nações Unidas esperam popularizar uma semente de suporte à vida, ajudando a promover a segurança alimentar e a erradicação da pobreza. Desta forma, acabando com a desnutrição e estimulando a biodiversidade.

Para o Ano Internacional da Quinoa, a Assembleia Geral da ONU declarou em reconhecimento aos povos indígenas andinos “que conseguiram preservar a quinoa em seu estado natural como alimento para as gerações presentes e futuras, através de práticas ancestrais de viver em harmonia com a Natureza”.  Por isso, o tema para ano: “Um futuro semeado há milhares de anos”.

A quinoa que não é exatamente um grão e nem um vegetal, e sim, um ‘pseudo’ cereal, parte do gênero Chenopodium e relacionado com a beterraba e o espinafre. As sementes de quinoa não possuem glúten e têm todos os aminoácidos essenciais, oligoelementos e vitaminas necessárias para a sobrevivência. Desta forma, devido ao seu alto valor nutricional, os povos indígenas e pesquisadores o chamam de “o grão de ouro dos Andes”.