A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Ana Keila P . Montovani

Ginecologista

Biperideno HCL

Biperideno HCL Antiparkinsoniano
Nome comum Biperideno
Denominação científica 1-bicycloheptenyl-1-phenyl-3-piperidino-propanol
Aspecto Pó cristalino branco
Solubilidade Ligeiramente solúvel em água e álcool; muito pouco solúvel em cloreto de metileno; praticamente solúvel em éter.
DL-50 (Oral) 545mg/Kg em camundongos
Atividade

Biperideno é um anticolinérgico central e periférico. É usado no tratamento sintomático da doença de Parkinson, como os sintomas arterioscleróticos, idiopáticos e pós-encefalíticos. Além disso Biperideno é usado para corrigir as síndromes extrapiramidais induzidas por fármacos (como os derivados fenotiazínicos).

Possui ação e uso similar ao Benzhexol, mas sua propriedade antinicotínica é mais potente. Biperideno produz leves efeitos cardiovasculares e respiratórios.

Concentração usual

Dose inicial, via oral, é de 1mg/2 vezes ao dia, podendo ser gradualmente aumentado de acordo com a necessidade. A dose de manutenção comumente utilizada varia de 1 a 4mg/3 vezes ao dia.

NOTA: Não é necessário fazer conversão. Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Reações adversas Agitação, confusão mental, secura da boca, midríase, taquicardia, retenção urinária, constipação, distúrbios psíquicos, dentre outros.
Observações Sua eficácia e segurança ainda não foram estabelecidos em crianças. Evitar ingerir álcool durante o tratamento com esse fármaco. É igulamente importante evitar dirigir ou operar máquinas complexas.
Armazenamento

Manter em recipiente hermeticamente fechado e protegido da luz.