A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Adércio Jaqueto

Oncologista

Benfluorex Cloridrato

Benfluorex Cloridrato
Nome químico 2 - [[1 - Methyl- 2 - [3 - (trifluoromethyl)- phenyl] ethyl] amino] ethanol benzoate hydrochloride
Sinônimos N - (2 - benzoyloxyethyl) norfenfluramine, Benfluorex hydrochloride
Aspecto Pó branco
Peso molecular 387,8
Especificações Ponto de Fusão= 161-162oC
Propriedades/aplicações

O colesterol, triglicerídios e outros lipídios plasmáticos circulam no sangue sob a forma de complexos com lipoproteínas. O aumento destas lipoproteínas no plasma, acima dos níveis habituais, dá origem a uma condição conhecida como hiperlipidemia, que se constitui numa manifestação de um grupo heterogêneo de doenças. A hiperlipidemia pode ser assintomática ou pode estar associada a condições tais como, dor abdominal, pancreatite, xantomatose e doença vascular precoce. A aterosclerose, com desenvolvimento de doença cardíaca coronariana está intrinsecamente ligada às concentrações de lipídios no sangue e é a principal razão da necessidade de tratamento da hiperlipidemia.

O BENFLUOREX cloridrato é agente hipolipidêmico indicado principalmente nos estados hiperlipidêmicos não responsivos ao tratamento dietético, como adjuvante no tratamento da obesidade associada a alterações no metabolismo glico-lipídico e no controle do diabetes mellitus não dependente de insulina.

O mecanismo de ação do BENFLUOREX Cloridrato baseia-se na sua capacidade de diminuir a absorção intestinal de triglicerídios e do colesterol, pela inibição da lipase pancreática. No que se refere ao metabolismo glicídico, BENFLUOREX atua diminuindo a hiperglicemia por uma melhora na utilização periférica de insulina. Como não interfere na secreção de insulina, não há risco de acarretar estados hipoglicêmicos. Como efeito complementar, observou-se em pacientes hiperuricêmicos uma redução nos níveis da uricemia.

O tratamento com BENFLUOREX cloridrato deve ser acompanhado de modificações na dieta.

Dosagem usual É indicado em doses de 150 mg três vezes ao dia junto às refeições. Aconselha-se iniciar o tratamento progressivamente: 150 mg/dia na primeira semana, 300 mg/dia na segunda semana e 450 mg/dia da terceira semana em diante.
Observações BENFLUOREX Cloridrato pode causar sonolência; portanto recomenda-se cautela em pacientes que possuam atividades que requerem estado de vigilância e coordenação constante. É contra-indicado na pancreatite crônica, gravidez, lactação e deve ser evitado o uso em crianças.Em doses superiores a 450 mg/dia, podem ser observados efeitos colaterais como naúsea, vômito, gastralgia, sensação de pesoepigástrico, dores abdominais e diarréia, sonolência, astenia e vertigens.Quando se desejar a suspensão da terapia com BENFLUOREX cloridrato,esta deve ser feita de modo gradual.