A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Antônio de Souza Ferraz

Clínico(a) Geral

Prednisolona

Prednisolona Corticosteróide
Nome comum Prednisolona Acetato ou Base Micronizada
Denominação científica 1,4-pregnadiene-11*, 17*, 21-triol-3,20-dione (Prednisolone Base)
Aspecto Pó cristalino branco ou quase branco
Solubilidade em pesquisa
Atividade

A Prednisolona é um corticosteróide com atividade glicocorticóide intensificada. Diferencia-se da Hidrocortisona por apresentar ligação dupla C1-C2. É comumente encontrada no Brasil associada a antibióticos e pode ser aplicada via sistêmica e oftálmica.

Os glicocorticóides exercem potentes efeitos antiinflamatórios e são usados, em geral, como ésteres. São na verdade pró-fármacos porque liberam ao fármacos por hidrólise in vivo. A duração de ação desses procorticóides é, portanto, mais longa que a dos compostos originais.

Predinsolona é aplicada no tratamento de conjuntivite palpebral e bulbar, em córnea injuriada devido à queimadura química, térmica, por radiação ou penetração de corpo estranho. Nas desordens endócrinas, reumáticas, nos distúrbios do colágeno, dermatológicos e nos estados alérgicos. Prednisolona é indicada nas desordens oftálmicas, respiratórias, hematológicas, neoplásicas e gastrointestinais e nos estados edematosos. Útil em pacientes incapazes de ativar a Prednisona devido a desordens hepáticas.

Concentração usual

Em adultos a dose oral é de 5 a 60mg/dia. Na esclerose múltipla a dose oral é de 200mg/dia por 1 semana, seguida de 80mg/dia durante 1 mês. Na artrite reumatóide, a dose oral é inicialmente de 5 a 7,5mg/dia, podendo ser ajustada conforme necessário. Em crianças com asma aguda, a dose é de 1 a 2mg/Kg/1 a 2 vezes ao dia, pela via oral, durante 3 a 5 dias. A dose oral como antiinflamatório e imunossupressor em crianças é de 0,1 a 2mg/Kg/1 a 4 vezes ao dia. Na síndrome nefrótica a dose inicial por via oral em crianças é de 2mg/Kg/dia ou 60mg/m2/3 a 4 vezes ao dia (máximo de 80mg/dia). Depois 1 a 1,5mg/Kg/dose ou 40mg/ m2/dose administrada nos outros dias por 4 semanas. A manutenção é de 0,5 a 1mg/Kg/dose por 3 a 6 meses. Nos idosos usar a dose efetiva mais baixa.
As suspensões oftálmicas são aplicadas em adultos e crianças e podem ser preparadas a 0,12%, 0,125% e a 1%. Instilar 1 a 2 gotas no saco conjuntival a cada hora durante o dia, a cada 2 horas à noite até obter resposta favorável. Depois usar 1 gota a cada 4 horas.

NOTA: As doses indicadas acima são referentes à Prednisolona Base. É necessário fazer conversão da Prednisolona Base (PM=360,44) para Prednisolona Acetato (PM=402,0). Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Reações adversas As mesmas para glicocorticóides (reações gastrointestinais, edema, hipopotassemia, cefaléia, hipertensão, hiperlipidemia, dentre outros).
Observações A OMS recomenda não associar corticosteróides com antibióticos.
Deve-se ingerir a Prednisolona juntamente com alimentos ou leite para reduzir os efeitos gastrointestinais.
Armazenamento

Manter em ambiente seco e limpo.