A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Leandro Beloni

Nefrologista

Nimodipina

Nimodipina Vasodilatador com efeito nas artérias cerebrais
Nome comum Nimodipina
Denominação científica 2,6-dimethyl-4-(3"-nitrophenyl)-1,4-dihydropyridine-3,5-dicarboxylic acid 3-*-methoxyethyl ester 5-isopropyl ester
Aspecto Pó cristalino amarelo claro
Solubilidade não foi encontrada em literatura consultada
DL-50 (Oral) 3562mg/Kg em camundongos
Atividade

Nimodipina é um bloqueador seletivo dos canais de cálcio; é um vasodilatador periférico potente. Em resposta à vasodilatação que possui, Nimodipina provoca um aumenta reflexo na freqüência cardíaca. Entretanto, não deprime o nó sinoatrial nem o atrioventricular e não apresenta efeito inotrópico negativo.
Nimodipina é usada no tratamento de déficits neurológicos devido ao espasmo, seguido de hemorragia subaracnóidea. O seu mecanismo de ação não é conhecido com exatidão. É também utilizado no tratamento de distúrbios cognitivos dos idosos.

Estudos em animais indicam que a Nimodipina possui melhor efeito sobre as artérias cerebrais do que sobre outros tipos de artérias. Essa maior especificidade pode ser devido à sua maior lipofilicidade e distribuição cerebral quando comparada à Nifedipina.

Concentração usual

Via oral em adultos, para reduzir os déficits neurológicos posteriores à hemorragia subaracnóidea, 60mg/4 em 4 horas. O tratamento deve começar 96 horas após a hemorragia e continuar por 21 dias consecutivos. A terapia dos distúrbios cognitivos do paciente idoso, 30mg/3 vezes ao dia via oral.

NOTA: Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Reações adversas

Hipotensão (neste caso deve-se romper o tratamento), rubor, cefaléia, secura da boca, náusea, astenia, irritação gastrointestinal, dentre outros.

Observações Os idosos podem ser mais sensíveis aos efeitos de uma dose usual na terapia de déficits neurológicos. Também se recomenda cautela quando usado em pacientes idosos com insuficiência de múltiplos órgãos. Não se determinou a dose para crianças.
Armazenamento

Manter distante da luz, umidade e do calor.