A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Dalton Luis Chiaradia

Pediatra

Lisinopril Diidratado

Lisinopril Diidratado Antihipertensivo
Nome comum Lisinopril Anidro
Denominação científica (S)-1-*N2-(1-carboxy-3-phenylpropyl)-L-lysyl*-L-proline-dihy-drate
Aspecto Pó cristalino branco
Solubilidade Solúvel em água; ligeiramente solúvel em metanol; praticamente insolúvel em álcool, acetona e clorofórmio.
DL-50 (Oral) não foi encontrada em literatura consultada
Atividade Lisinopril é um fármaco com ação anti-hipertensiva e vasodilatadora, utilizado na insuficiência cardíaca congestiva. Ele age inibindo a enzima conversora de angiotensina com propriedades e usos similares ao Captopril.
Lisinopril é indicado no tratamento da hipertensão, isoladamente ou em associação com diurético tiazídico. É utilizado no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva que não responde a outras medidas. Também pode ser indicado na hipertensão ou crise renal em esclerodermia. É utilizado em pacientes hemodinamicamente estáveis após 24 horas de infarto agudo do miocárdio, para aumentar a sua sobrevivência.
Concentração usual

Via oral, a dose inicial para adultos é de 5 a 10mg/dia, incrementada de 5 a 10mg/dia em intervalos de 1 a 2 semanas. Em idosos, a dose é de 2,5 a 5mg/dia, podendo ser aumentada de 2,5 a 5mg/dia em intervalos de 1 a 2 semanas. A dose máxima para adultos e idosos é de 40mg/dia.

NOTA: É necessário fazer conversão do Lisinopril Anidro (PM=405,52) para o Lisinopril Diidratado (PM=441,52). Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Reações adversas Erimtema multiforme e outras reações dermatológicas, anemia hemolítica, hipotensão, tontura, diarréia, vômito, tosse seca persistente, etc.
Observações Evitar funções nas quais a falta de atenção pode evitar acidentes.
Armazenamento

Manter em recipiente bem fechado.