A fórmula da sua saúde

Doxazosina Mesilato

Doxazosina Mesilato

Antihipertensivo

Nome comum Doxazosina Mesilato
Denominação científica 1-(4-amino-6,7-dimethoxy-2-quinazolinyl)-4-*(2,3-dihydro-1,4-benzodioxin-2-yl)carbonyl*-piperazine
Aspecto Pó cristalino branco a quase branco
Solubilidade Ligeiramente solúvel em metanol; praticamente insolúvel em água.
DL-50 (Oral) não foi encontrada em literatura consultada
Atividade

Doxazosina possui duas propriedades terapêuticas marcantes. É um agente antihipertensivo e um agente de tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB).

Doxazosina inibe competitivamente os receptores pós-sinápticos alfa-adrenérgicos. Isso resulta na dilatação de veias e arteríolas, bem como um decréscimo na resistência periférica e na pressão sangüínea.

Doxazosina é usada para tratar hipertensão, isoladamente ou em combinação com diuréticos, glicosídeos cardíacos, inibidores da ECA ou antagonistas do cálcio. Isto é particularmente apropriado para aqueles indivíduos hipertensivos ou com outros fatores de risco cardiovascular, como hipercolesterolemia e diabetes melitus. É usada no tratamento de obstrução urinária e os sintomas conseqüentes da hiperplasia prostática benigna.

A Doxazosina reduz ligeiramente os níveis de colesterol total, lipoproteínas de densidade baixa (LDL), colesterol e triglicérides.

Concentração usual: Em adultos, a dose recomendada é de 1mg/dia pela manhã ou tarde. Pode ser aumentada para 2mg/dia. Daí por diante pode-se aumentar a dose, se necessário, dentro de várias semanas. Os efeitos terapêuticos dessa prática deve ser contra-balançada com os a hipotensão postural induzida pela Doxazosina. Dose máxima de 16mg/dia na hipertensão e 8mg/dia na HPB. A dose inicial para idosos é de 0,5mg/dia.

NOTA: É necessário fazer conversão da Doxazosina Base (PM=451,48) para a Doxazosina Mesilato (PM=547,6). Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Faixa de concentração  
Reações adversas Náusea, tontura, dor nos ombros, pescoço e costas, constipação, visão anormal, rinite, sinusite, conjuntivite, incontinência, dentre outros.
Observações Pode ocorrer marcada hipotensão síncope com súbita perda de consciência, dentro de 90 minutos, após a dose inicial. Isso também pode ocorrer se a terapia for interrompida abruptamente por alguns dias ou se a dose for aumentada rapidamente ou se alguma outra droga antihipertensiva for introduzida.
Armazenamento

Manter distante da luz, calor e água.