A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Lílian Carla M . Drefalh

Cirurgia Vascular

Clindamicina (HCL) Farm

Clindamicina (HCL) Farm
Nome comum Clindamicina (HCL)
Sinônimos (7S)-chloro-7-deoxylincomycin, Clindamicina HCL
Peso molecular 479,5
Aspecto Pó cristalino branco a quase branco
Solubilidade Solúvel em agua; levemente solúvel em álcool
Especifiações

Ponto de fusão: 141 ~ 143°C

Proprieades/Aplicações

CLINDAMICINA CLORIDRATO (HCL) é um antibacteriano do grupo das lincosamidas, derivado da lincomicina e produzido por uma cepa de Streptomyces lincolnensis. Sua atividade sistemica é dada pela inibição da síntese proteica do microorganismo suscetível, através da ligação à subunidade 50 S ribossômica bacteriana, impedindo a formação da ligação peptidica.

Geralmente a CLINDAMICINA HCL é considerada bacteriostática, no entanto pode ser bactericida em altas concentrações, ou contra organismos altamente suscetíveis.

A nível tópico, a Clindamicina tem propriedade anti-acne, provavelmente devido a sua ação antibacteriana. Esta parece reduzir a concentração de ácidos graxos livres na pele, além de suprimir o crescimento de Propionibacterium acnes (Corynebacterium acnes), uma bactéria anaeróbica encontrada nas glândulas e folículos sebaceos. P.acnes produz proteases, hialuronidases, lipases e fatores, todos os quais podem produzir substâncias inflamatórias, ou a inflamação diretamente.

Além do tratamento da acne, a Clindamicina pode ser indicada nos casos de infecções sérias causadas por bactérias anaeróbicas, cepas de streptococci, pneumococci e staphylococci. Em comparação a lincomicina, a Clindamicina tem atividade qualitativamente similar, no entanto e mais ativa in vitro; além disso, e muito melhor absorvida no TGI e menos influenciada pela presença de alimentos.

Dosagem usual É indicada em doses orais de 150 a 300 mg/ a cada 6 horas, ou até 2,4 g dependendo da manifestação, muitas vezes associadas a outras drogas.
A Clindamicina (na forma de outros sais) e também indicada por via intra-venosa e tópica (1 a 2%), inclusive vaginal.
Observações

As dosagens são referentes a Clindamicina base, portanto fazer as correções. No caso, 1,0g da base corresponde a 1,13g de Clindamicina cloridrato.
O medicamento via oral deve ser administrado com bastante água ou durante as refeições. Efeitos como dores abdominais, diarréia, náusea, vômito e hipersensibilidade podem ocorrer.