A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

André dos Santos Moro

Cardiologista

Ciproterona Acetato

Ciproterona Acetato
Nome comum Ciproterona
Denominação científica 6-chloro-17-hydroxy-1*,2*-methylenepregna-4,6-diene-3,20-dione acetate
Aspecto Pó cristalino branco ou quase branco
Solubilidade Praticamente insolúvel em água; muito solúvel em cloreto de metileno; facilmente solúvel em acetona; solúvel em metanol; ligeiramente solúvel em etanol.
DL-50 (Oral) Não foi encontrada em literatura consultada
Atividade Ciproterona é um produto sintético que apresenta estrutura semelhante à dos hormônios sexuais naturais. Pode ser considerado como derivado da 17-alfa-hidroxiprogesterona. Na forma de acetato é potente antagonista de androgênios. Possui também atividade progestacional e suprime a secreção de gonadotrofinas. Atua como antagonista competitivo da diidrotestosterona pela sua ligação ao receptor androgênico. A ação terapêutica da Ciproterona resulta da inbição da produção de testosterona e da interferência na ação androgênica. Ciproterona é indicada no tratamento do hirsutismo intenso, alopécia androgênica grave, nas formas graves de acne e seborréia nas mulheres. Ciproterona ainda é usada no tratamento do câncer da próstata e para controlar a libido na hipersexualidade severa ou no desvio sexual em homens adultos.
Concentração usual

Via oral, a dose para diminuir o impulso sexual no homem é 50mg/2 vezes ao dia após as refeições. Ingerir esse mediccamento com um pouco de líquido. Pode ser aumentado até 100mg/2 a 3 vezes ao dia. Nas manifestações graves de androgênização, na mulher, do 5o ao 14o dia do ciclo menstrual 100mg/3 vezes ao dia após cada refeição e com um pouco de líquido. Obtida a cura, reduzir a dose para 25 ou 50mg/dia.

NOTA: Não é necessário fazer conversão. Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Reações adversas Distúrbios da função hepática, ginecomastia, sensação de tensão mamária, redução da adrenocortical (em altas doses), dentre outros.
Observações Ciproterona vai diminuindo, paulatinamente, a capacidade de procriação no homem. Terminado o tratamento, reinstala-se plenamente a função gonadal no decorrer dos próximos meses. Em mulheres, a ovulação é inibida sob tratamento combinado, provocando assim um estado de infertilidade durante o período de uso.
Armazenamento

Manter em recipiente bem fechado e protegido da luz.