A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Maurício Rampinelli Carpi

Gastroenterologista

Ciprofloxacina

Ciprofloxacina Antiinfeccioso
Nome comum Ciprofloxacina
Denominação científica 1-cyclopropyl-6-fluoro-1,4-dihydro-4-oxo-7-(1-piperazinyl)-3-quinolinecarboxylic acid
Aspecto Em pesquisa
Solubilidade Pouco solúvel em água; ligeiramente solúvel em ácido acético e metanol; muito pouco solúvel álcool desidratado; praticamente insolúvel em acetona, acetonitrila, acetato de etila, hexano e cloreto de metileno.
DL-50 (Oral) Não foi encontrada em literatura consultada
Atividade

Ciprofloxacina é um quimioterápico sintético ativo contra uma ampla gama de microrganismos aeróbios gram-positivos e negativos.

Por atingir níveis terapêuticos na maioria dos tecidos e fluidos, Ciprofloxacina é indicada não só para infecções do trato urinário mas também para infecções sistêmicas. Tem aplicação terapêutica muito mais ampla que a Norfloxacina. É indicado no tratamento de infecções no trato respiratório inferior documentadas ou suspeitas, infecções na pele e anexos, no seio nasal, nas articulações e trato urinário causadas por cepas susceptíveis de bactérias. É especialmente indicado nas infecções Pseudomoniais e outras causadas por organismos resistentes a múltiplas drogas. A Ciprofloxacina ainda é indicada na prostatite bacteriana crônica, na diarréia infecciosa, na sinusite aguda causada por S. pneumoniae, H. influenza e M. catarrhalis, na febre tifóide devido à Salmonella typhi, etc. Ciprofloxacina é usada oftalmicamente nas infecções oculares superficiais (úlcera córnea, conjuntivite) devido a cepas susceptíveis.

Concentração usual

Via oral, a dose para infecções ósseas da pele e tecidos moles, bem como pneumonia, é de 500 a 750mg/12 em 12 horas durante 7 a 14 dias. Para diarréia, 500mg/12 em 12 horas durante 5 a 7 dias. Na uretrite gonocócica, 250 a 500mg em dose única. Para infecções do trato urinário, 250 a 500mg/12 em 12 horas por 7 a 14 dias. Administrar Ciprofloxacina 2 horas após as refeições.

NOTA: Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Reações adversas Dor de cabeça, náusea, diarréia, dor abdominal, tontura, anemia, tremor, artralgia, disfunção renal aguda, dentre outros.
Observações Não é recomendado em crianças abaixo de 18 anos. Tem causado artropatia transitória em crianças. Ciprofloxacina pode ser administrado junto com alimentos para minimizar eventuais desconfortos gastrointestinais. O paciente sob tratamento com esse medicamento deve tomar muita água para manter a hidratação e o fluxo urinário normal.
Armazenamento

Manter distante da luz, umidade e calor.