A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Paulo Jaqueto Filho

Neurologista

Ciclofosfamida

Ciclofosfamida Antineoplásico e imunossupressor
Nome comum Ciclofosfamida
Denominação científica bis(2-chloroethyl)phosphamide cyclic propanolamide ester
Aspecto Pó cristalino branco a quase branco
Solubilidade Solúvel em água; facilmente solúvel álcool; pouco solúvel em éter.
DL-50 (Oral) 350mg/Kg em camundongos
Atividade

Ciclofosfamida é chamado de agente alquilante porque age interferindo no funcionamento normal do DNA por alquilação, além de provocar ligação cruzada dos seus filamentos. É o agente alquilante mais amplamente usado. Possivelmente ele também aja modificando as proteínas da célula-alvo. Cilcofosfamida ainda possui potente atividade imunossupressora. Portanto esse ativo é bifuncional. Trata-se de um pró-fármaco do tipo bioprecursor. Sua atividade alquilante só se manifesta após sua biotransformação enzimática a dois metabólitos ativos. Ciclofosfamida é usada no tratamento de linfoma de Hodgkin"s ou não Hodgkin"s, no linfoma de Burkitt"s, na leucemia linfocítica crônica e granulocítica crônica, dentre outras tantas desordens carcinogênicas. Cilcofosfamida também é indicada nas micoses fungóides, na profilaxia de rejeição no transplante de órgãos como os rins, coração e fígado. Ainda é indicado para tratar condições como o lupus eritematoso sistêmico, lupus nefrítico, síndrome nefrótica, anemia hemolítica autoimune, etc.

Concentração usual: A dose oral para adultos e crianças é de 50 a 100mg/m2/dia para terapias contínuas. Ou 400 a 1000mg/m2/dia em doses divididas nas terapias intermitentes de 4 a 5 dias. Na síndrome nefrótica, a dose oral é de 2 a 3mg/Kg/dia todos os dias até 12 semanas, quando o tratamento com corticosteróides não for bem

NOTA: Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Reações adversas Náusea, vômito, dor de cabeça, rash cutâneo, congestão nasal, estomatite, disfunção cardíaca (em altas doses), toxicidade hepática, dentre outros.
Observações Este medicamento pode causar esterilidade. Também pode causar alopécia freqüente após 3 semanas de terapia. Cabelo crescerá novamente após o tratamento, embora podendo apresentar cor diferente.
Concentrações máximas de Ciclofosfamida são limitadas a 20mg/mL devido à sua solubilidade.
Armazenamento: Manter em recipiente hermeticamente fechado e à temperatura entre 2°C e 30°C.