A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Douglas Batista

Infectologista /Clínico(a) Geral

Cat"s Claw Dried Extract

Cat"s Claw Dried Extract
Aspecto Pó fino marrom.
Solubilidade Insolúvel em água; levemente solúvel em etanol.
Especificações Umidade = 6.01%; Teor (alcalóides totais) = 1.27%. Estes são valores típicos e não especificações.
Propriedades/aplicações

CAT"S CLAW é extraído das raízes da Uncaria tomentosa, ou mais popularmente conhecida como Unha de Gato, devido ao formato de seus espinhos.

A planta tem sido utilizada em forma de decocções, na medicina tradicional e por tribos indígenas Peruanas, no tratamento do câncer, artrite, gastrite e certas doenças epidêmicas.
Os principais ativos isolados e identificados de CAT"S CLAW são 6 glicosídios do ácido quinóvico (alcalóides oxindólicos) dotados de ação antiviral, a saber, Mitraphylline (A5), Pteropodine (A2), Speciophylline (A6), Isopteropodine (A1), Uncarine (A4), Isomitraphylline (A3). Sendo que o alcalóide A1 principalmente, mostrou grande eficácia em estimular a fagocitose, capacidade dos leucócitos e macrófagos de atacar, englobar e digerir microorganismos, fragmentos e corpos estranhos. Portanto, CAT"S CLAW é um estimulante do sistema imunológico, indicado no fortalecimento e aumento da sensibilidade do sistema imune, como adjuvante no tratamento de doenças auto-imunes, virais, como herpes, AIDS, entre outras.

Alguns trabalhos citam outro alcalóide de CAT"S CLAW, com capacidade de inibir a agregação plaquetária e trombose. Sugerindo o uso na prevenção e redução dos riscos de ataque cardíaco por diminuição da pressão sanguínea, aumento da circulação, além de inibir a formação de placas na parede arterial e coágulos nos vasos sanguíneos.

CAT"S CLAW possui também triterpenos poliidroxilados que demonstram ação antimutagênica, reduzindo dramaticamente o potencial mutagênico verificado em urina de fumantes. Este efeito inibitório pode ser devido a um mecanismo antioxidante, que atuaria por inibição de mediadores oxidativos (radicais livres), na transformação de substâncias procarcinogênicas presentes na fumaça do cigarro, em carcinogênicos ativos. CAT"S CLAW também pode ser útil na diminuição dos efeitos colaterais da radiação e quimioterapia associada a tratamentos de câncer.

Dosagem usual É indicado em doses orais que variam de 2 a 3 g/dia divididas em cápsulas de 500 mg.
Observações Não foi demonstrado nenhum efeito colateral significante. Casos de diarréia ou constipação podem ocorrer. O uso de CAT"S CLAW não compromete grávidas ou crianças, no entanto deve-se consultar um médico antes do tratamento. Não é indicado em casos de leucemia, nem o uso concomitante com terapias que utilizem proteínas externas, ou hiperimunoglobulinas. Interromper o uso de CAT"S CLAW 2 dias antes no caso de quimioterapia e recomeçar 2 dias depois.
Armazenamento

Conservar em recipientes bem fechados ao abrigo do calor e umidade.