A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Gaspar Arévalo Crisóstomo

Psiquiatra

Aciclovir

Aciclovir Quimioterápico antiviral
Nome comum Aciclovir
Denominação científica 9-(2-Hydroxyethoxymethyl)guanine
Aspecto Pó microcristalino branco
Solubilidade Pouco solúvel em água
DL-50 (Oral) Não foi encontrada em literatura consultada
Atividade

Aciclovir é altamente eficaz contra os vírus Herpes simplex (tipos I e II), Varicella zoster e o citomegalovírus. É um quimioterápico antiviral cujo mecanismo se dá pela ação catalítica das quinases desses vírus. O Aciclovir se liga a eles 200 vezes mais firmemente do que às enzimas celulares. Esse quimioterápico é convertido em um derivado trifosfato que interfere com a polimerase daqueles vírus. Isto inibe a replicação do DNA, acarretando a sua morte.

Aciclovir é aplicado no tratamento inicial e profilático da recorrência de herpes simples cutânea e mucosa, da encefalite causada por herpes simplex, na herpes zoster e nas infecções genitais. Aciclovir é usado em indivíduos acima de 13 anos, sadias e não grávidas apresentando infecção casusada por Varicella zoster. É indicado em crianças acima de 12 meses que apresentam desordens cutâneas crônicas ou pulmonares ou que estejam em terapia prolongada com aspirina ou imunossupressores.

Concentração usual

A dose para tratar herpes simplex genital em adultos é de 200mg/4 em 4 horas durante 10 dias, no caso de episódio inicial. No caso de recorrência, administrar a mesma dose durante 5 dias. Para uso tópico, aplicar creme contendo 5% do ativo/3 em 3 horas no local afetado. No tratamento oral de Varicella zoster em adultos a dose é de 600 a 800mg/4 em 4 horas durante 7 a 10 dias ou 1000mg/6 em 6 horas por 5 dias. Em crianças a dose é de 10 a 20mg/Kg/4 vezes ao dia durante 5 dias. Iniciar o tratamento dentro de 24 horas após a instalação de rash. Na terapia crônica supressiva para infecções genitais recorrentes com herpes simplex, em adultos, a dose é de 200mg/3 a 4 vezes ao dia ou 400mg/2 vezes ao dia, por até 12 meses.

NOTA: Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.

Reações adversas Rash, dor de cabeça, letargia, tontura, garganta dolorida, anorexia, depressão mental, dentre outros.
Observação A ação do Aciclovir é seletiva para Herpes simplex e Varicella zoster. Para inibir o crescimento das células do hospedeiro, seria necessária concentrações 3000 vezes maior que a atingida nos vírus. Em herpes zoster, a terapia com Aciclovir deve ser iniciada dentro de 72 horas, após o aparecimento do rash, para ser efetivo. Esse medicamento não previne neuralgias pós-terapêuticas. Essa não é uma terapia de cura, recorrências podem ocorrer em 3 meses a partir da infecção original. As suspensões orais podem ser preparadas com 200mg/mL.
Armazenamento

Manter em temperatura ambiente, evitar altas temperaturas e a luz do sol.